Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde
e Saneamento de Sorriso, aponta que neste mês de maio a Unidade de Pronto
Atendimento 24 horas (UPA), realizou 10.537 atendimentos. No mês de abril o número de atendimentos
chegou a 10549.
Os dados apontam
ainda que número de atendimentos deste ano vem aumentando todos os meses, em
janeiro foram realizados 8.298 atendimentos, uma queda nos mês de fevereiro
com 7.796, atendimentos, em março sobe
de novo e chega 9.861. Os meses de abril e maio tiveram o maior número de
acolhimento desde a abertura da UPA em 2012.
Para o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fabio
Marchioro um dos pontos que tem aumentado o número de atendimento é a
quantidade de pessoas que vem de outras cidades.
“A prefeitura de investido mais de 30% do orçamento em
saúde, o dobro do que determina a lei de responsabilidade fiscal, temos buscado atender a população da melhor
maneira possível, para que ninguém fique sem atendimento. Devido a situação que
a saúde enfrenta no Estado, temos recebido muita gente de outros
municípios que vem em busca de uma estrutura melhor na saúde e isso tem
refletido na quantidade de atendimentos da UPA”, explicou pontuou o secretário.
*Como funciona o atendimento na UPA*
A unidade é para atendimento de urgência e emergência, por
isso segue o protocolo de Manchester, que é determinado pelo Ministério da
Saúde, que organiza o sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho,
laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho e azul.
Vermelho (emergência): neste caso o paciente necessita de
atendimento imediato.
Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento
o mais rápido possível.
Amarelo (urgente): neste caso o paciente necessita de
avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições
de aguardar o atendimento.
Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem
inclusive serem tratados na unidade de saúde.
Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade, o paciente
deve ser tratado na unidade de saúde