Segundo o prefeito Ari Lafin, nesse momento os produtores da Linha Norte devem formalizar uma associação para poder atuar em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado. Assim que todas as questões burocráticas forem sanadas terá início o processo de licitação. “Essa é mais uma parceria público-privada; especificamente em Sorriso as PPPs têm dado muito certo, pois estamos trabalhando com o apoio dos produtores dos locais em que as estradas estão passando por manutenção”, frisa.

Para Ari a construção do asfalto na Linha Norte será fundamental no processo do transporte da produção e do trânsito em geral.  “A viabilização de asfalto para estradas rurais significa qualidade de vida, quer seja ou no âmbito financeiro ou social”, diz. “Continuamente trabalhamos para deixar as estradas com boas condições de trafegabilidade, mas é preciso lembrar que estamos falando de um Município com mais de dois mil quilômetros de estradas vicinais , produtor de commodities e que passa por períodos de chuva intensa; creio que o asfalto irá trazer segurança para o transporte da produção e segurança para qualquer um que faça uso dessa via”, salienta.

A pavimentação da Linha Norte integra o programa Agroestrada divulgado pelo Governo do Estado no último dia 11 de agosto. O Agroestrada prevê obras em rodovia com plataforma de, no mínimo, 10 metros de largura e com cinco metros de pavimento (pista de rolamento). Pelo programa, o Estado irá repassar 50% dos recursos necessários para a execução dessas obras e em contrapartida as Prefeituras devem arcar com os 50% do total da obra, podendo essa contrapartida ser financeira ou não financeira, como na prestação de serviços de execução.