Mais de 700 alunos, das unidades de ensino Aureliano Pereira da Silva, e CEMEIS Doce Infância, realizaram nesta quinta-feira (21), uma programação em comemoração ao Dia da Árvore, que envolveu produções artísticas com elementos da natureza, palestras e plantio coletivo de sementes e mudas de árvores, nas próprias escolas.
A programação que integra o calendário anual da Secretaria de Educação (Semed), teve como tema “Semeando o Futuro”, que mostra a importância do cultivo de árvores no nosso planeta.
Na escola Aureliano Pereira, a programação contou com a participação de 400 alunos que plantaram mudas de Ipê, Jambo, Caju e Cupuaçu, doadas pela própria comunidade escolar. A diretora Eliane Siqueira Barrozo Rogeri, destaca que o projeto foi de iniciativa da professora Luciana Fátima Fabrício e contou com a participação dos pais durante as atividades.
“Estamos vivendo um período de muita oscilação climática, e precisamos trazer essa reflexão também para os pequenos. Plantar uma árvore hoje, é contribuir para um ar mais puro e saudável nas gerações de amanhã”.
No Doce Infância, a ação foi desenvolvida por cerca de 375 alunos do berçário e do maternal, além de professores e pais. Antes de iniciar o plantio das mudas, que foram doadas pelo Horto Florestal, todos receberam orientações de preparação de terra e cuidados pós plantio.
“Foi um dia de aprender, brincando; literalmente, todos nós colocamos a ‘mão na massa’. Trabalhamos a temática abordando a conscientização ambiental e o nosso papel de mantermos a preservação do meio ambiente. Conseguimos plantar 20 mudas de árvores frutíferas, e brincos de índia, espécie ornamental, para deixar nosso jardim ainda mais bonito e arborizado”, destacou a diretora, Elisângela Saraiva.
Na oportunidade, houve ainda o sorteio de algumas unidades de planta para os alunos levarem com o compromisso de cultivá-las em casa.