Pait

O Pait é o estudo que serve de suporte para diversas ações a serem implantadas no planejamento urbano do Município e foi elaborado em 2018 pela empresa Systra Engenharia, contratada via licitação para o serviço. Entre as ações previstas no documento, a implantação de binários, ondas-verdes e alterações em eixos centrais do trânsito. Uma audiência pública explanar o Pait a toda a sociedade foi feita ainda em abril de 2019.

O Pait ainda foi detalhado por diversas outras vezes a setores específicos e voltou a ser apresentado à comunidade durante outra audiência pública na Câmara de Vereadores em outubro do ano passado.

“Passamos por um período totalmente atípico por conta da pandemia, mas agora já é o momento de voltarmos ao tema para efetivamente darmos início à implantação gradativa das mudanças que são necessárias para dar mais ordenamento e fluidez ao trânsito de Sorriso”, destacou o prefeito.

Para tanto, junto aos representantes de empresários, o tema deve ser novamente apresentado e discutido tecnicamente para que comece a ser implantado.

Usinas de energia solar

Assim como o planejamento de um trânsito melhor para Sorriso, a Administração Municipal também vem atuando para tornar o Município sustentável quando o assunto é consumo de energia. E a instalação de usinas de energia solar em pontos estratégicos está no planejamento da Prefeitura.

De acordo com o secretário Sérgio Kocová, por meio do estudo, é possível, com cinco usinas a serem instaladas em áreas de estacionamento, suprir toda a demanda dos prédios públicos ligados à Administração Municipal (Prefeitura, secretarias, escolas, unidades de saúde, Centro de Eventos, Aeroporto e outras) e, com isso, deixar de gastar mais de R$ 500 mil todo mês com conta de luz.

“A expectativa é que em quatro anos e meio depois da implantação, os recursos economizados já paguem o investimento na instalação das estruturas, além é claro de referendar Sorriso como exemplo em sustentabilidade por utilizar uma energia 100% limpa e renovável em seus prédios públicos”, estima Sérgio.

Para o prefeito, é indispensável que o projeto seja detalhado às empresas locais que atuam neste ramo, de forma a permitir, que quando este serviço de instalação das usinas for “startado”, elas tenham todas as condições de participar do processo licitatório.

“Sustentabilidade é pensar em soluções que sejam boas para todos e olhar para nossos fornecedores locais é condição prioritária neste processo, que permite que Sorriso continue crescendo economicamente, socialmente e sempre alicerçada no cuidado com o meio ambiente”, reforça Ari.