A prática esportiva é uma ferramenta importante na formação humana, trabalhando aspectos motores, habilidades, interação social e desenvolvendo potencialidades. Em Sorriso, o incentivo ao esporte ocorre de diversas formas, como com a disponibilização de escolinhas para iniciação esportiva, apoio para participação em competições fora do município e também a disponibilização de recursos financeiros para os atletas que apresentam resultados em competições.

 

Atualmente, o orçamento anual da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para o programa “Atletas do Futuro”, que prevê o pagamento desta “bolsa-atleta” para jovens de até 18 anos é de R$ 220 mil. O recurso é disponibilizado em 10 parcelas para os atletas que, comprovadamente, apresentaram resultados. Atualmente, 17 atletas solicitaram  o benefício por se destacarem em competições nacionais, 33 em competições estaduais e 44 na categoria “talento”.

 

Para falar sobre o funcionamento deste benefício, pais e responsáveis por atletas de destaque no município reuniram-se ontem (18) com a equipe da Secretaria. Para efetivamente receber o repasse do incentivo, é preciso comprovar junto à Secretaria a participação e o resultado alcançado na competição. Os dados recebidos são então cruzados com os dados de federações e confederações, garantindo assim a transparência do processo.

 

Segundo o secretário de Esporte e Lazer do município, é esta etapa que está sendo realizada agora: a de análise e validação destes resultados. “A intenção é de, até o início do próximo mês, já efetuarmos o pagamento das parcelas referentes a março,abril e maio”, destaca, reforçando que este recurso serve para que o atleta possa investir ainda mais em materiais e equipamentos que permitam a melhoria em seu desempenho. “É um complemento que ajuda estes estudantes- atletas a manterem a dedicação ao esporte”.

 

Em abril de 2015, por meio da Lei 2463, foram revogadas leis anteriores que tratavam sobre o tema e foram definidas as regras para a inclusão destes atletas e também a distribuição dos recursos.

Outras informações sobre este benefício podem ser obtidas pelo 3545 4703.