Prefeitura Municipal de Sorriso

Fim de ano

Operação de reforço da segurança começa hoje (8) em Sorriso

Publicado em 08 de dezembro de 2020 às 10:23

Às 16 horas de hoje (8),  na região central de Sorriso, será lançada a operação Natal Feliz, que tem como objetivo promover mais segurança no período de festas de fim de ano.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, vão integrar a operação a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o Corpo de Bombeiros Militar (BM) e a Guarda Municipal de Trânsito (GM).

“Nosso foco é garantir que o período de festas possa ser desfrutado pelos cidadãos com toda a tranquilidade, segurança e bem-estar  e mesmo com o reforço policial, cada pessoa também precisa adotar medidas para evitar qualquer contratempo, independentemente do período”, informa, acrescentando que, por conta da pandemia do novo coronavírus, também seguem as orientações para manter o distanciamento entre as pessoas, usar máscara e álcool gel.

Comandante do 12.º Batalhão da PM no município, o tenente-coronel Jorge Almeida apresenta orientações básicas, que evitam não só furtos, como simples extravios, mas que podem causar grandes transtornos também. Entre as dicas: a de evitar deixar bolsas, chaves e aparelhos celulares expostos ou sobre mesas, bancadas ou mesmo nos carrinhos  no momento das compras. “São medidas simples, mas que podem fazer uma diferença enorme em momentos de intenso movimento”.

O cuidado com crianças também precisa ser redobrado neste momento, garantindo que sempre estejam próximas de algum adulto responsável, principalmente em locais de intenso movimento. “Muitas vezes pode acontecer de se perderem dos pais ou mesmo se arriscarem com locais de trânsito de veículos”, explica o militar.

No caso das pessoas que forem viajar, a orientação é também no sentido de evitar excessivas exposições que possam atrair pessoas mal intencionadas. “É importante deixar a casa bem fechada, avisar uma pessoa que seja de extrema confiança e tentar manter certa discrição acerca dos locais onde está”.

Caso seja necessário, a população pode buscar atendimento da PM pelo 190; da Guarda Municipal pelo 153;  dos Bombeiros pelo 193; e da Polícia Judiciária Civil pelo 197.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Internet | arquivo