Para garantir o escoamento da água da chuva, estão sendo implantados, ao longo de três linhas, 900 metros de tubos. Ao todo, 2.700 manilhas de 1,5 metros de diâmetro devem permitir que a água que cai do céu não se acumule e possa ir para o Rio Lira, completando assim seu ciclo na natureza. Esta etapa final da destinação está em fase de licitação. O emissário, que vai ficar as margens da BR/MT - 242, terá aproximadamente 2,6 mil metros de extensão.

Com 1.272 residências, o Mário Raiter, viabilizado pelo Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, foi entregue em julho de 2017. A finalização da drenagem do conjunto habitacional vem sendo tratada desde 2015, por meio do convênio 002/2015, que previa, em seu escopo, três itens: drenagem, pavimentação e iluminação do local. No entanto, somente a pavimentação foi viabilizada por meio deste convênio. Para a iluminação, a Prefeitura investiu recursos próprios e finalizou o trabalho em 2019.

“É um trabalho que vem sendo costurado há muito tempo internamente e também junto ao Governo do Estado, e, graças à parceria com os loteadores, está se tornando realidade”, destaca o titular da Semcid, Ednilson Oliveira.

O cuidado com a drenagem das águas das chuvas, que devem começar a fazer parte da rotina sorrisense a partir de setembro, é constante no Município. “Estamos promovendo ações em várias partes para facilitar o escoamento pluvial, evitando alagamentos e prevenindo a ocorrência de águas paradas, que podem servir como berço para o mosquito da dengue, por exemplo”, complementa Geller.