Valcir prestou concurso para a vaga de mecânico, na Prefeitura de Sorriso, em 2012, foi aprovado e contratado, em seguida passou por uma cirurgia e por conta de complicações, precisou afastar-se do trabalho, depois do tratamento foi realocado para o cargo de motorista.

O artista é exemplo de superação, após passar por um período de tratamento foi aconselhado por sua psicóloga, dedicar o tempo em fazer algo que gostasse. Autodidata desde sempre, havia abandonado a arte por 30 anos. Foi durante o período de convalescença que redescobriu o grafite, especialmente rostos, onde ele encontra maior inspiração. Depois de retratar rostos de familiares e amigos passou a desenhar colegas de trabalho, assim foi se tornando conhecido pelo seu talento nato.

Como motorista, há dois anos no departamento de TI, Valcir conquistou amizades em especial do coordenador Mec Uzaid Siqueira que o incentivou a desenhar. Foi assim que nasceu a ideia de desenhar rostos femininos, das colegas do TI e das secretarias e departamentos que estão alojados no mesmo prédio. “Conversando com o Mec em busca de uma forma de homenagear as mulheres pelo seu dia (08 de março) é que surgiu a ideia de desenhar as colegas. Ao invés de distribuir flores, optamos por desenhar as flores do nosso dia a dia e expor na Semana da Mulher. Cada pessoa é única e retratá-las é eternizar momentos, quer seja essa fase de vida, do trabalho, da convivência, do dia dedicado às mulheres, enfim na memória de cada uma ficará essa lembrança”, conta o artista.

Para transformar a ideia em presente, muitas pessoas ajudaram na aquisição do material desde a tela até a moldura, destaca o desenhista. Os colegas do departamento foram os primeiros, seguidos por secretários e empresários. Enfim, no dia 8 será servido um coffee break e cada mulher desenhada poderá pegar seu retrato emoldurado e colocá-lo na mesa de trabalho ou levar para casa. Um presente do departamento de TI, no Dia da Mulher.

O desenhista contou, ainda, que tem incorporado uma nova maneira de desenhar, usando giz pastel vai dando cor aos rostos e o próximo desafio é a aquarela.