Mais de 100 mil doses já foram aplicadas

Ao mesmo tempo em que o número de novos casos segue em queda, segue em alta o número de vacinados. De acordo com Localiza SUS, Sorriso já aplicou 105.618 doses de vacina contra a Covid-19. Deste montante, 66.792 pessoas já receberam a primeira dose e outras 37.798 estão com o esquema vacinal completo, seja por já terem tomado a segunda dose ou por terem recebido imunizante de dose única.

Ainda dentro do universo de vacinados, 199 pessoas imunossuprimidas (que tem alguma doença ou passaram por algum tratamento que enfraquece o sistema natural de defesa do organismo) receberam uma dose adicional de vacina. Já outras 829 também receberam uma agulhada adicional para seguir no processo de imunização contra o coronavírus: neste grupo, idosos e profissionais de saúde que já completaram seis meses da segunda dose ou da dose única.

Cuidados seguem necessários

Então, isso quer dizer que já podemos abrir mão da máscara? Oxe! Nem pensar. O uso de máscara segue obrigatório por decreto estadual. E, como cantou Cartola, “ainda é cedo, amor...”, ou seja, lavar as mãos com frequência, higienizar com álcool 70%, assim como continuar usando máscara é indispensável para estabilizar o processo de queda do número de ativos. “Estamos usando máscara há um ano e meio, e, por mais que muitas pessoas a considerem desconfortável, segue a orientação, o pedido, o apelo, para que continuem com ela”, destaca o secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, lembrando que a vacina evita agravamento da doença, mas não garante 100% de proteção, a exemplo de imunizantes para outras enfermidades.

Dúvidas sobre a vacina?

Atualmente, Sorriso está aplicando as primeiras doses em adolescentes com mais de 12 anos, lactantes, gestantes e puérperas. Nestes casos, é só acessar o site www.sorriso.mt.gov.br e fazer o agendamento. Já as segundas doses, ou doses de reforço, não precisam de agendamento. É só ir com a carteirinha de vacina, o cartão do SUS e um documento com foto nos dois pontos de vacinação exclusivos para esta finalidade: o Centro de Eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol; e o PSF Nova Integração (a Upinha da Zona Leste), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30; e das 7h30 às 10h30 aos sábados.

Além destes pontos específicos, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento está fazendo busca ativa de profissionais de saúde para a aplicação da dose de reforço. Com este trabalho, 230 doses foram aplicadas em profissionais do Hospital Regional de Saúde e 57 em servidores da UPA. A equipe volante segue com o trabalho de busca ativa em outras unidades de saúde nesta semana.