“Quando se fala em número de vítimas, toda a redução é importantíssima”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, reiterando que mais que uma estatística, o acidente com vítima traz uma série de impactos negativos. “Muitas vezes, pode custar a vida da vítima, e, mesmo em caso de somente lesões, pode representar afastamento do trabalho, necessidade de cirurgias, e até mesmo trazer sequelas permanentes”.

Para o coordenador da GM, Márcio Pires, analisar os dados dos acidentes é fundamental para prevenir novas ocorrências. “O relatório nos permite conhecer pontos críticos, horários que lideram o número de ocorrências, o perfil dos envolvidos e, assim, de maneira planejada, conjunta e, muitas vezes, integrada a outras instituições, promover ações para evitar que os acidentes aconteçam”.

Garantir um raio-x mais preciso para que o remédio seja mais eficiente está entre os objetivos da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), pasta que abriga a GM. Desde o ano passado, Sorriso, via Semsep, integra o Plano do Pnatrans, o Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito. Entre as metas do Plano, a redução de 50% das mortes no trânsito até 2028.