Toda ação foi pensado para reforçar o fato de que os cuidados com a saúde do homem precisam ser contínuos; ainda mais no Novembro Azul, alerta a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde e Saneamento, Cátia Luciano. A coordenadora recomenda que os homens procurem os PSFs regularmente – assim como fazem as mulheres, para verificar há quantas anda o coração e o corpo.

“A intenção é destacar aos homens a importância do autocuidado e também da necessidade de consultas periódicas. Check-up não é coisa só de mulher; precisa virar um hábito anual entre todos os públicos”, frisa Cátia. Cuidados e orientações estão disponíveis o ano inteiro em todas as unidades de saúde do Município, ressalta a enfermeira.

“Especificamente no “Novembro Azul”, salientamos aos homens a importância de tirar um tempinho para eles, ir ao médico e realizar o cuidado preventivo. No Município, é só ir ao PSF para o encaminhamento de quaisquer exames preventivos”, pontua.

 Cátia explica ainda que a recomendação do Ministério da Saúde é justamente essa: intensificar o foco da saúde do homem em novembro. “Não há mais uma campanha específica, como do câncer de próstata, ao contrário disso, o Ministério da Saúde está trabalhando com o foco na saúde integral do homem, justamente porque esse é um público que não tem o hábito de procurar atendimento”, adianta.

E no Município, vale lembrar, são 29 PSFs abertos e à disposição de qualquer pessoa que necessita de atendimento. Além disso, em casos de emergência, é só procurar a UPA Sara Akemi Ichicava. O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, também oferta atendimento à noite e aos finais e de semana; já o PSF Santa Clara, a Upinha do Rota do Sol, atende das 18 horas à meia-noite de segunda a sexta-feira.