Ari falou da importância do convênio firmado entre o Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires e o Hospital de Amor. “Nossa meta é salvar vidas. E o diagnóstico precoce é a forma mais efetiva para isso. Ao realizar o exame preventivo há a possibilidade da identificação tanto do câncer de mama quanto do colo de útero e o início imediato do tratamento”, pontua.

O prefeito adianta que essa foi a primeira ação da unidade móvel, mas não será a última. “Dentro de 60 dias o caminhão virá novamente. Essa será uma ação contínua”, frisa. “Há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop, então essas unidades móveis passam a completar o trabalho que é feito nesse espaço”, salienta Ari.

Para a realização dos procedimentos que incluem 300 mamografias e 277 exames de Papanicolau (o preventivo do colo do útero), o Município investiu R$ 40,9 mil de recursos próprios. Todos os procedimentos adquiridos para essa semana já foram agendados.

Segundo o prefeito, duas unidades estão percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. A intenção é unir esforços para futuramente ampliar a unidade física de Sinop, transformando em um centro oncológico com todo o tratamento necessário no espaço, sem a necessidade de viajar para outros locais.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que qualquer mulher acima de 40 anos  ou com suspeita de alterações nas mamas pode e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para solicitar o pedido de mamografia. “Mensalmente o Município viabiliza pela rede municipal de saúde cerca de 300 mamografias. Não há fila para a realização de mamografias. Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria”, explica.

Marchioro destaca ainda que as próprias unidades de saúde realizam a coleta do Papanicolau. “Nesse caso, independente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento. Lembramos que o Papanicolau é realizado diariamente em todas as unidades de saúde do Município”, frisa.

“O Outubro Rosa é especificamente um mês voltado à prevenção da saúde feminina. Mas lembramos a importância desse cuidado ser mantido durante todo o ano; independente do mês, o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho para o tratamento e para salvar vidas”, finaliza o secretário.