Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Atualizando a meningo

Neste ano, a vacina contra meningite também está disponível para profissionais da saúde

Publicado em 22 de julho de 2022 às 07:58
O imunizante integra o Calendário Nacional de Vacinação e é rotina no caso das crianças e adolescentes

Vacina boa é vacina no braço. Né não?!! Pelo menos é o que preconiza um velho ditado popular. E, para torna-lo efetivo, no caso da vacina meningocócica C (Conjugada), as doses estão disponíveis em todos os PSFs da rede tanto para as crianças e adolescentes não vacinados até 10 anos de idade quanto para os trabalhadores da saúde.

O comunicado, incluindo os trabalhadores da saúde no grupo que deve receber a meningo, foi emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde em 13 de junho. Em Sorriso, a responsável pela Sala de Vacinas, Kátia Dal Prá, pontua que a meta é imunizar todos os trabalhadores da saúde, independente da idade.

Para isso, é só procurar o PSF mais próximo de sua residência munidos de um documento que comprove a atuação na área de saúde, CPF e cartão de vacinas. O horário a gente reforça: das 7h30 às 10h30 pela manhã e das 13h30 às 16h30 à tarde.

A mesma recomendação é válida para crianças e adolescentes com esquema incompleto do imunizante, que estão sem nenhuma dose registrada no cartão de vacinas.   Vale lembrar que no caso das crianças, a meningo é rotina, integra o Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinados até os 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias, conforme Instrução Normativa do Ministério da Saúde. Por isso reforçamos: a dose para os adolescentes é aplicada caso não haja registro no cartão.

Então se você é profissional da saúde procure o PSF e atualize essa picadinha de amor. Caso você tenha filhos nessa faixa e ficou com dúvidas, vá até o PSF e leve o cartão de vacinas do amor da sua vida para conferir, afinal, cuidado nunca é demais! Só lembre-se de ir de máscara, já que o PSF é um ambiente de saúde.

Texto: Decom
Fotos: Agência Brasil