O gestor da pasta da Saúde, Luis Fábio Marchioro, pontua que esse é um tratamento bastante simples e realizado no consultório médico. “Mesmo sendo simples, sempre é necessário ter cuidados básicos; não há necessidade de anestesia nem internação, mas como procedimento é preciso repouso”, diz o gestor. Entre os cuidados está a necessidade do uso de meia elástica por alguns dias para melhorar o retorno venoso e diminuir as chances de novas varizes aparecerem.

Luis Fábio aproveita para fazer um pedido: que pacientes agendados compareçam aos procedimentos. “Esse é um alerta, se está agendado compareça ou avise porque ao faltar você se auto prejudica e prejudica outras pessoas que estão na fila de espera”, ressalta.

O alerta se dá em decorrência de situações como nesse fim de semana quando dos 80 exames de endoscopia agendados, 20 pacientes faltaram. “Há toda uma programação do prestador de serviço também, então se você confirmou, compareça ao exame”, alerta.

E a porta de entrada para tudo isso, vale sempre lembrar, é o Programa de Saúde da Família (PSF). Diante de qualquer alteração, basta que o paciente procure o PSF mais próximo de onde reside; é no PSF com a avaliação médica que o paciente é encaminhado para o atendimento especializado e também para a realização de exames, acompanhamentos e, caso necessário, para cirurgias. “Hoje com 29 unidades de saúde nós temos 100% de cobertura em atenção primária no Município. Precisou? Procure o PSF”, finaliza Marchioro.

E se você é um dos pacientes que está na lista de espera para procedimentos em Sorriso, fique de olho no telefone, pois a equipe da Central pode entrar em contato para informações sobre seu agendamento. Outra dica importante é manter seu número de telefone e endereço atualizado, a ação é rápida e fácil e pode ser feita no PSF.

E mais um recado: todo paciente que aguarda realização de algum procedimento e tem dúvidas, pode e deve procurar informações; ou diretamente no PSF ou pelo whatsapp da Central de Regulação pelo número (66) 99978-8441 que atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.