E na Academia tudo é ofertado gratuitamente e com orientação adequada, como explica o professor de educação física, João Ricardo Gabriel de Oliveira. “Todos os grupos são abertos à população e buscam prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão”, detalha. Contudo, é preciso observar algumas especificações: ter entre 15 a 59 anos e passar por uma triagem para a realização dos exercícios.

“Quem quiser participar da Caminhada, Viva Bem e Viva mais saudável pode ir em um dos pontos que realizamos a triagem e encaminhamos para avaliação médica para ver se a pessoa está apta à prática física ou não. Além disso, os PSFs também podem realizar essa triagem e encaminhamento para o Núcleo, para isso, é só procurar o PSF mais próximo da sua residência ou conversar com a agente comunitária de saúde para mais informações”, diz João. 

No caso do Volêi e da Academia ao ar livre, os pacientes são encaminhados pela estratégia saúde da família, com busca ativa, triagem e avaliação realizada por profissionais da saúde e encaminhados para as atividades. Para esses, são priorizados pacientes que possam ser inseridos em atividades em grupo, destaca o professor Tiago de Almeida Paulino. "Somos apoio para as unidades de saúde com atividade física", diz Tiago. 

A Academia conta, além do olhar do educador físico, com acompanhamento de fisioterapeuta e psicólogo. Está parado? Não tem mais desculpas. É só procurar a Academia da Saúde! Precisa de mais informações? Só ligar no (66) 3907-6949.