Em Sorriso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está promovendo durante o mês uma campanha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Com a temática “Você é capaz de se transformar”, a campanha traz a figura da borboleta como símbolo de liberdade da mulher, da capacidade de sair do casulo e se transformar. Hoje, todos os funcionários da Semas estão usando as camisetas e as unidades estão com decoração alusiva à campanha.

Também fizeram parte da programação atividades com o público dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Ontem (24), à noite, no Cras São José palestras abordaram o tema com a presidente da Comissão de Combate a Violência da Mulher, Dra Eusimara Ribeiro, o Tenente Claudio Magno, da Patrulha Maria da Penha e a coordenadora do Curso de Psicologia da UNIC, Maria Luisa Sussai.

No Cras São Domingos o tema foi abordado pela coordenadora da unidade, Leidimara de Oliveira Gomes e duas colaboradoras participaram com relatos de experiências.

Outra ação da campanha foi a confecção de um vídeo que está sendo divulgado nas redes sociais, que reflete a realidade vivida por muitas mulheres que sofrem violência doméstica. Todas essas ações visam mobilizar a sociedade na prevenção e na eliminação de todas as formas de violência, além de apresentar os serviços ofertados a mulher vítima de violação de direitos no Município.

A coordenadora da Proteção Especial da Semas, Maristela Zanatta participou dos encontros representando a secretária da pasta, Jucélia Ferro. Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas - MT) e membra do Colegiado Nacional, Jucélia está cumprindo agenda na capital do Estado com debates em busca de avanços no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Mato Grosso. Agora pela manhã, ela participa da reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB-MT).

Rede de enfrentamento

A Secretaria de Assistência Social conta com uma rede de enfrentamento que oferece atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. No dia 18, dentro da programação do mês de novembro, as entidades que fazem parte desse trabalho realizaram o primeiro encontro de fortalecimento da rede.

Formas de denunciar

Os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados, de maneira sigilosa, pelo 180. O telefone corresponde à Central de Atendimento à Mulher e recebe denúncias, fornece orientação sobre direitos e legislação vigente, além de reclamações sobre serviços da rede de atendimento à mulher. A mulher que estiver sendo vítima de agressões também pode, e deve, pedir socorro pelo 190, para que seja imediatamente atendida pela Polícia Militar. Já na delegacia de Polícia Civil está instalado o Núcleo da Mulher, voltado para o atendimento de vítimas de violência doméstica ou sexual.

Segue o link onde é possível assistir ao vídeo que integra as ações da campanha: https://www.facebook.com/watch/?v=321023066196954