Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Bebida + direção = perigo

Na 14.ª edição da Lei Seca, 18 condutores são detidos pelo crime de beber e dirigir

Publicado em 19 de outubro de 2021 às 10:22
Além destes, outros 39 também apresentaram álcool no organismo

Orientar, prevenir, fiscalizar. Estes três verbos podem evitar a conjugação de outros três: chorar, perder, arrepender-se. Pois é, mais uma vez, o fim de semana foi marcado pelo trabalho de inibir uma prática perigosa: a condução de veículos por pessoas sob efeito de álcool.

Na sexta-feira (15), o 12.º Batalhão de Polícia Militar de Sorriso recebeu do Detran mais três etilômetros para serem utilizados nos procedimentos de abordagem e fiscalização de alcoolemia. O vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, e o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) participaram da cerimônia de entrega dos novos equipamentos.

“É um trabalho coletivo focado na mudança de cultura, por isso, nossa gratidão a estes profissionais que atuam no sentido de orientar pessoas, evidenciar perigos, prevenir acidentes e, principalmente, evitar mortes no trânsito”, destaca Gerson.

Pois os novos equipamentos já foram utilizados no mesmo dia, ou melhor, na mesma noite. No entanto, antes de fazer o “pare e assopre” em motoristas, uma ação de sensibilização sobre a necessidade se se eleger um voluntário sóbrio para assumir o volante (ou guidão) foi realizada em uma pizzaria da cidade.

Na sequência, a Avenida Blumenau foi o cenário de mais uma Operação Lei Seca. Na 14.ª edição do ano, foram abordados 145 condutores e 18 pessoas tiveram de ser encaminhadas à Polícia Judiciária Civil (PJC) porque o valor registrado foi igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, o que extrapola a infração e se configura como crime de trânsito. Já outras 39 pessoas também apresentaram índice de álcool no organismo, mas o volume por litro de ar alveolar registrado foi igual ou menor a 0,33 mg/L, o que configura somente infração.

As operações “Lei Seca” são realizadas de maneira conjunta entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por meio da Guarda Municipal de Trânsito (GM), a Polícia Militar (PM), o Detran, a Polícia Judiciária Civil (PJC), e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), com aval do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Texto: Nádia Mastella
Fotos: PM