Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Planejamento familiar

Município zera fila para procedimento de laqueadura

Publicado em 28 de novembro de 2023 às 11:51

Planejamento familiar. Duas palavras e por trás delas várias situações que buscam ofertar atendimento integral à saúde da mulher e da família. E é pensando nisso que a Secretaria de Saúde mantém uma equipe focada em atender mulheres que buscam planejamento familiar. E nessa manhã, teve mais cuidado com famílias. Desde às 7 horas da manhã, 14 mulheres passam por avaliação para a realização de laqueaduras. Consultas acompanhadas de perto pelo prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.

“Planejar seu futuro é um direito de toda mulher e de todas as famílias”, frisa o gestor da pasta de Saúde. O secretário explica que todas as mulheres que farão o procedimento receberam acompanhamento e passaram pela avalição da equipe de Planejamento Familiar, pois esse é um método definitivo e tudo precisa ser bem pensado e planejado com a família.

“Tudo começou no PSF; a partir da orientação e da indicação do médico que as atende no PSF essas mulheres foram encaminhadas para a avaliação de uma equipe multidisciplinar que avaliou quem estava apta ao procedimento”, explica Luis Fábio.

O gestor salienta que a preocupação em ofertar condições para que as pacientes tenham autonomia sobre seu futuro familiar é constante. Desde 1.º de janeiro de 2023 até o momento já foram realizadas 37 laqueaduras com o investimento de R$ 92.130,00. Já entre 2022 e 2023, foram realizados 118 procedimentos de vasectomia masculina com a aplicação de R$ 139.891,32.  “E agora teremos mais 14 a ser feitas, zerando a fila para laqueaduras”, adianta Luis Fábio.

Todos os procedimentos foram adquiridos pelo Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires e realizados ou no Hospital e Maternidade Nossa senhora de Fátima ou no Hospital e Maternidade 13 de Maio, em Sorriso mesmo.

“São todos procedimentos acompanhados, orientados e constatados como necessidade por uma equipe especializada”, diz o gestor. "Essa também é uma maneira ofertarmos mais saúde e qualidade de vida à população", completa o prefeito Ari Lafin.

Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Româlo Bessa