Entre as ações discutidas hoje está a atualização do mapa das áreas com maior índice de registros de fogo; além da necessidade de também revisar o mapeamento dos pontos de água disponíveis para o caso de ocorrências.

Para facilitar acesso à locais como o Assentamento Jonas Pinheiro, todos os envolvidos também irão receber um mapa do Assentamento. Assim, se houver chamadas as equipes já saem com o trajeto traçado. “São muitos travessões dentro do Assentamento, precisamos estar organizados com a rota mais rápida e de mais fácil acesso no caso de chamadas”, destaca o gestor da Semasa, Marlon Zanella. Já nesta sexta-feira, dia 15, as equipes devem repassar ações de prevenção no Jonas Pinheiro em um dia de campo da agricultura familiar, adianta Marlon.

Hoje o Município conta com dez caminhões pipas que podem ser usados no combate à incêndios. A intenção é deixar um desses veículos na base instalada no Jonas Pinheiro para atendimento mais ágil no caso de eventualidades no Assentamento. “Além dos prejuízos financeiros há os problemas de saúde em consequência do fogo e da fumaça para toda a população e precisamos diminuir o tempo de resposta no caso de queimadas”, diz Denardi.  “Também vamos focar na cultura do fogo usado para limpeza: essa é uma prática perigosa que precisa ser eliminada”, reforça.

Em 2023, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), registrou 120 incêndios. Desse total, 40 foram de médio e grande porte, quando há a necessidade de uma força tarefa com o uso de caminhões pipas; ação dos Bombeiros e uso de aeronaves no combate às chamas. As demais 80 situações foram de fogo doméstico, em que ao chegar ao local a equipe constatava que o fogo havia sido colocado pelo próprio morador para queimar folhas e lixo. Nessas situações, mediante orientação da Defesa Civil, o morador foi o responsável por apagar as chamas. “Quando constatamos focos domésticos explicamos aos moradores que eles podem sofrer punições como multas ou até ações mais graves como prisão e orientamos que eles mesmo apaguem as chamas”, explica o coordenador da Compdec, Alberto dos Santos.

No comparativo com os dados de 2022, em 2023 Sorriso registrou 57,89% ocorrências a menos em grandes e médios focos – em 2022 foram 95 registros de incêndios médios e grandes.  Por outro lado, em 2022 não houve registros de fogo doméstico.

Vale lembrar que anualmente o Estado lança o decreto do período proibitivo do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais, válido para a época de estiagem nos meses de julho a outubro, geralmente. “Contudo, o que precisa ficar claro é que atear fogo é crime ambiental e uma prática errada o ano todo”, finaliza o gestor da Samatec.

Além das equipes da Samatec e Semasa, a reunião de hoje contou com a presença de representantes do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF); Clube Amigos da Terra (CAT); Corpo de Bombeiros e Sindicato Rural.

O Comitê

Criado em 2021, o Comitê conta com integrantes da Prefeitura e de outras instituições, como o do Sindicato Rural, o CAT, a Aprosoja, o Corpo de Bombeiros Militar (BM), a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), associações empresariais e concessionárias de rodovias.