Com os recursos, a Cirinho Sorrindo vai poder atuar em ações de diagnóstico precoce de câncer na população sorrisense. Via emenda impositiva dos vereadores Jane Delalibera, Acacio Ambrosini, Mauricio Gomes, Chico da Zona Leste, Rodrigo Machado, Celso Kozak e Wanderley Paulo, R$ 240 mil serão utilizados em ações diretas de atendimento à população. Já outros R$ 30 mil, oriundos de emenda impositiva do vereador Leandro Damiani, terão como destino a realização de treinamentos para que Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem também estejam preparados para identificar a doença logo nos primeiros sintomas, o que é fundamental para o sucesso no tratamento.

Já os R$ 69.500 destinados ao Lar São Francisco, por meio da emenda da vereadora Jane Delalibera, vão permitir a reforma do refeitório da unidade, que atende, no contraturno escolar, 180 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. Presidente do Centro Social, Bruno Sausen da Silva explicou que a instituição, que completa 23 anos no próximo dia 26, tem como foco contribuir para a formação humana íntegra por meio do estímulo das habilidades dos jovens cidadãos.

“É sublime ver o trabalho destas instituições, que colocam em prática o amor ao próximo por meio do cuidado com as pessoas, e sim, hoje, muitas entidades sociais dão um importante suporte às ações desenvolvidas pelo Município”, destacou a primeira-dama de Sorriso e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, ao analisar o trabalho desenvolvido pelo Lar São Francisco, como é carinhosamente conhecido pela sociedade, e pela ong Cirinho Sorriso. A gestora igualmente enalteceu o protagonismo das mulheres do Assentamento. “São protagonistas de suas vidas e de seus projetos, inspirando muitas pessoas a partir deste trabalho”.

“Somos muito gratas ao apoio que recebemos, buscamos outras fontes de recursos junto a outros órgãos e também trabalhamos de forma integrada e unida com outras entidades”, contribuiu a presidente da Cirinho Sorrindo, Carla Pianesso, contextualizando que, por exemplo, já levou ações ligadas ao diagnóstico precoce do câncer ao Lar São Francisco e à Associação das Mulheres do Assentamento Jonas Pinheiro.

O prefeito Ari Lafin, reiterou, mais uma vez, que o terceiro setor é fundamental no processo de expansão das políticas públicas. “Instituições como estas hoje aqui beneficiadas fazem o trabalho de ir além, acrescentar, contribuir, permitindo que pessoas possam ser acolhidas, cuidadas, que possam empreender e viver seus sonhos”, pontuou.