Todos os pacientes integram a lista que começou a ser atendida ainda em setembro quando foram realizados 110 procedimentos. No total, desde o dia 1.º de janeiro, já foram realizados 297 cirurgias oftalmológicas no Município.

E a previsão é realizar mais. A coordenadora da Central de Regulação do Município, Jéssica Toniazzo Lemos, explica que o Município trabalha com uma lista com a necessidade 700 procedimentos oftalmológicos que incluem cirurgias de catarata e de pterígio – nesse total já estão inclusos os pacientes em atendimento pela série de mutirões.

 “Nós contabilizamos por procedimentos porque geralmente a pessoa acaba tendo que operar ambos os olhos, sendo duas cirurgias; então, nesse caso o número de pacientes é menor”, explica.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, destaca que para a realização das 700 cirurgias previstas e as já realizadas, serão investidos mais de R$ 800 mil – R$ 836.000,00; em uma parceria Município/Estado por meio do Programa Fila Zero.   

E a porta de entrada para tudo isso, vale sempre lembrar, é o Programa de Saúde da Família (PSF). Diante de qualquer alteração, basta que o paciente procure o PSF mais próximo de onde reside; é no PSF com a avaliação médica que o paciente é encaminhado para o atendimento especializado e também para a realização de exames, acompanhamentos e, caso necessário, para cirurgias. “Hoje com 29 unidades de saúde nós temos 100% de cobertura em atenção primária no Município.  Precisou? Procure o PSF”, finaliza Marchioro.

E se você é um dos pacientes que está na lista de espera para cirurgias de catarata ou de pterígio, fique de olho no telefone, pois a equipe da Central pode entrar em contato para informações sobre seu agendamento. Outra dica importante é manter seu número de telefone e endereço atualizado, a ação é rápida e fácil e pode ser feita no PSF.

Agora se você conhece alguém ou é um paciente que aguarda por cirurgias oftalmológicas há mais de um ano é só entrar em contato pelo (66) 99978-8441 com a equipe da Central. “Muitas vezes ligamos e a pessoa não nos atende, então caso haja alguém aguardando, com encaminhamento de 2022, é só entrar em contato conosco de segunda a sexta, das 7 às 13 horas”, finaliza Jéssica.