“O projeto era bastante ousado devido a robustez da edificação e do custo operacional. Todavia, graças a confiabilidade dos membros do Conseg e da adesão das instituições parceiras, hoje estamos entregando uma estrutura exatamente nos moldes ao qual nos foi apresentado”, descreve.

“Estamos entregando uma das mais modernas estruturas do Brasil em termos de Força Tática. Uma estrutura moderna para atender as atividades rotineiras, além das macro-operações policiais desencadeadas em Sorriso, assim como em outros 10 municípios atendidos pelo 12º BPM”, disse o prefeito Ari Lafin ao anunciar que o Governo do Estado reafirmou o aumento do efetivo da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Perícia Oficial de Identificação Técnica, Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Penal.

“Nesta semana me reuni com o comandante-geral da PM, coronel Alexandre Corrêa Mendes, e com o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, em Cuiabá, e ambos asseguraram que vão atender essa demanda. Também debatemos a reestruturação do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS). Nos próximos dias o Estado irá transferir alguns reeducando para a Penitenciária Osvaldo Florentino Leite, em Sinop. A proposta é fazer com que nossa unidade prisional funcione realmente como um espaço de ressocialização, priorizando aqueles detentos que estão próximo de serem reintegrados a sociedade”, contextualiza.

“O enfrentamento à criminalidade se faz com investimentos e valorização dos profissionais da área. Estamos oferecendo todo o suporte para que a Força Tática cumpra sua missão institucional que é servir e proteger a sociedade sorrisense”, emendou o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Jorge Almeida.

Questionado sobre os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 que apontou Sorriso entre as 50 cidades, com mais de 100 mil habitantes, mais violentas do país, o militar foi categórico.

“O Município, bem como o Estado estão dando uma resposta à altura. Deflagramos várias operações conjuntas que resultaram em inúmeras prisões. Com relação à prevenção, ambos os entes federados desenvolvem políticas públicas a fim de garantir que nossos jovens tenham acesso a atividades extracurriculares de formação e profissionalização. Com a graça de Deus, e com o empenho da sociedade de modo em geral, muito em breve triunfaremos sobre a criminalidade e venceremos essa guerra”.

No mesmo sentido, o comandante-geral da PM enalteceu os resultados da educação e dos projetos sociais mantidos pelo em parceria com o Município, a exemplo do Luz do Amanhã o qual atende mais de 80 jovens de Sorriso.

“Investindo na educação de hoje, num futuro bem próximo não precisamos mais investir tanto recurso em armamento ou na construção de novos presídios, pois teremos uma população amplo conhecimento e uma outra cultura. Estamos no caminho certo prefeito [Ari Lafin]. Tenho muita fé que desses projetos sairão ótimos profissionais, quiçá futuros vereadores e prefeitos”, assinala Alexandre Corrêa Mendes.

Curso de aperfeiçoamento

A solenidade também foi marcada pela entrega do brevê de conclusão do Curso de Direção Operacional, ministrado pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) para um grupo de 20 agentes de segurança pública, sendo 19 policiais militares e um guarda civil municipal.

Outros investimentos

Em maio do ano passado (2023), por meio de uma parceria semelhante, o Município entregou a nova sede delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC). O projeto arquitetônico, orçado em mais de R$ 2 milhões, foi viabilizado pela Prefeitura, via Secretaria da Cidade (Semcid), seguindo o padrão disponibilizado pela PJC.

A edificação moderna também passou a abrigar o Núcleo de Atendimento à Violência Doméstica, cujo objetivo é garantir o atendimento sigiloso de vítimas de violência de violência doméstica e crimes sexuais, entre outros.

Outro projeto relacionado a segurança pública diz respeito a construção da nova sede da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para o qual serão destinados R$ 5,8 milhões, além da doação de um terreno em anexo a nova delegacia de polícia.

Já para a construção da nova sede da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar foram destinados recursos na ordem de R$ 4,5 milhões. A obra segue em fase avançada e, em agosto deste ano, apresentava índice de execução de 27,46%.