Conforme o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, os computadores serão divididos entre a atenção básica e o atendimento de alta e média complexidade. “35 computadores serão instalados nos Programas de Saúde da Família, todas as unidades serão contempladas com equipamentos novos e os outros 15 irão atender Hospital Municipal de Campanha, UPA, CAPS, SAE, AME e Integrar”, explica.

Já os tablets significam melhorias no avanço dos trabalhos desenvolvidos pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Com o tablet em mãos a visita domiciliar passará a ser registrada na hora, agilizando informações e tempo de envio, além de diminuir a quantidade de material impresso. “O tablet irá nos permitir informatizar os dados; os ACSs irão registrar todas as informações no momento da visita no aplicativo do sistema. A meta é realmente sincronizar e ganhar agilidade no trabalho realizado”, destaca.

Os tablets que serão disponibilizados são de dez polegadas com 32 giga de memória e 4G de conectividade. E para operar o sistema, os ACSs passarão por treinamento na próxima semana. “O treinamento será realizado por equipes; inicialmente as equipes de ACSs do Rota do Sol e do Centro Sul participarão da formação que inclui acessos ao sistema, operação e testes de conectividade, na sequencia servidores de outros PSFs serão chamados até concluirmos o treinamento para todos”, frisa Marchioro.

Hoje, Sorriso conta com 129 ACSs. “Já adquirimos tablets a mais prevendo a necessidade de ampliar esse número”, pontua o secretário.

O secretário acrescenta que a rede de saúde do Município é 100% informatizada, inclusive as unidades do Assentamento Jonas Pinheiro e do Distrito de Boa Esperança, esse último a 140 quilômetros da sede. A rede é toda interligada e os prontuários e receitas são todos realizados por computador a partir de sistema de informação próprio com internet de fibra ótica e intranet em todas as unidades.

Marchioro lembra que também nesta semana, na última segunda-feira (28) a área da saúde recebeu mais de R$ 286,5 mil em investimentos de recursos próprios municipais. Na data foi entregue um veículo novo e climatizado avaliado em R$ 185 mil para a Central de Atendimento Farmacêutico (CAF); também foram entregues  40 novos porta-pallets para a acomodação de medicamentos e insumos, possibilitando a verticalização do estoque otimizando o espaço, melhorando a organização e o acesso aos materiais.

“Agradecemos o empenho e apoio que o prefeito Ari Lafin tem dado à Saúde e Saneamento do Município. O prefeito tem nos dado apoio total na busca de todas as demandas da área e que nesse momento têm sido muitas”, completa Marchioro.

Serviço:

O que: entrega de computadores e tablets

Quando: 01/07/2021

Local: Centro de Eventos Ari José Riedi