Entre os maquinários adquiridos recentemente por meio de convênios e recursos próprios estão: dois caminhões baú carga seca, uma ensiladeira, duas roçadeiras hidráulicas, uma carreta agrícola basculante, duas enfardadeiras de silagem, dois tratores agrícolas, um pulverizador com capacidade para 600 litros, um caminhão caçamba basculante e uma plaina niveladora, além de 1.136 toneladas de calcário solicitado à Seaf por meio de uma parceria com a cooperativa Cooperriso.

Presidente da Cooperativa dos Produtores Hortifrutigranjeiros de Sorriso (Cooperriso), Ivaldino Hahn, ressaltou a importância de investimentos no setor. Para ele, os subsídios da Prefeitura reduzem os custos de produção, oportunizando a competitividade entre os pequenos produtores e os grandes centros de distribuição de frutas e verduras do país.

“Estou à frente da cooperativa desde 2017, e durante esse período sempre mantive um contato direto e franco com a administração. Acredito que esse alinhamento entre poder público e as entidades representativas contribuem na identificação das demandas e na solução de eventuais problemas”, disse.

“Temos avançado muito em várias áreas. Sou grata ao Marlon Zanella por ter aceitado o desafio de gerir a Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar. Desde que você assumiu a pasta não ouvi nenhum vereador reclamar que falta isso ou falta aquilo, e isso é bastante positivo”, ponderou a vereadora Jane Delalibera.

“Sorriso é uma referência em vários setores, e com a agricultura familiar não tem sido diferente. É muito prazeroso ver que nosso trabalho enquanto deputado estadual continua rendendo bons frutos. A Administração Municipal de Sorriso realmente está de parabéns”, emendou Xuxu Dal Molin.

No ato de entrega, o prefeito Ari Lafin pontuou que investimentos dessa natureza contribuem positivamente com o setor. No entanto, é preciso a adesão de um número maior de agricultores vocacionados e dispostos a trabalhar o solo.

“É bonito ver todas essas máquinas expostas, mas enquanto gestor, eu preciso me preocupar também com os números. A manutenção desses equipamentos tem um alto custo para os cofres públicos. Diante disso, peço que utilizem esses equipamentos com a finalidade para o qual eles foram adquiridos. Se solicitou horas-máquinas, então cultive. Se buscou assistência técnica, faça sua parte e coloque em prática as recomendações feitas pelos profissionais da área. Se cada um fizer a sua parte, ao final do processo todos saem ganhando”, contextualiza.

Nessa mesma linha, Ari defendeu a regionalização do Abatedouro Municipal de Aves. Criado para ser uma opção para o abate de aves de descarte (galinhas poedeiras que deixaram de produzir ovos), o espaço foi recentemente ampliado e passa por um processo de modernização.

“Como disse anteriormente, como gestor eu preciso me debruçar sobre os números. O custo para manutenção desse espaço é muito alto. Para que o abatedouro seja financeiramente viável precisamos transformá-lo num centro de abatimento regional. Já estamos fazendo gestão junto ao Governo do Estado e com a Assembleia Legislativa para alcançarmos esse objetivo. Inclusive o deputado Dilmar Dal Bosco sinalizou positivamente com a destinação de emendas para darmos celeridade nesse processo de regionalização”, avaliou o prefeito ao solicitar o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), na ocasião representada pelo diretor de pesquisa e fomento e ex-secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Márcio Luis Kuhn.

Também prestigiaram o ato de entrega o vice-prefeito, Gerson Bicego; o coordenador de habitação, Breno Braga; o assessor de segurança pública da Semsep, coronel Flávio Ramalho; os secretários municipais Emerson Farias (adjunto de Transportes); Enivaldo Golmini (adjunto Semasa); José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito, e Defesa Civil); coronel Adriano Denardi (Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia); Júnior Brandão (Esporte e Lazer) e Milton Geller (Obras e Serviços Públicos); os vereadores Celso Kozac; Acacio Ambrosini; Wanderley Paulo; Zé da Pantanal; Rodrigo Machado; o técnico da Empaer, José Reis; além de representantes da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Rio Celeste (Aprocel); Associação Produtiva Mulheres do Assentamento Jonas Pinheiro; Associação Produtores Orgânicos de Sorriso (Apos) e da Associação dos Feirantes de Sorriso (Afeso).