E para receber essa proteção a mais, basta procurar o PSF mais próximo da residência, apresentar o CPF e o cartão de vacinação. Para quem deseja receber o imunizante, mas não tem como procurar em horário comercial, vale lembrar que o Município conta com a Sala Centralizada de Vacinas – em que são disponibilizados todos os imunizantes do esquema vacinal ofertado pelo SUS – e que funciona das 7 horas da manhã até às 19 horas, sem fechar ao meio-dia e com horário estendido – sim, é pra dar aquela forcinha para que todos possam buscar a proteção! Além disso, pra dar aquela outra forcinha, como estão fazendo horário diferenciado, os PSFs São Mateus e Ana Neri também  estão com as salas de vacina abertas das 7 às 19 horas. O que não vale é ficar sem vacina!

Estas doses que estão à disposição vencem agora no finzinho de março, e, portanto, quem tiver interesse em tomar a vacina, deve se apressar, visto que as unidades de imunizante que não forem utilizadas neste período terão de ser descartadas.

De acordo com o próprio Ministério da Saúde, além de disponibilizar o imunizante para todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, a vacina também foi disponibilizada para a população em geral como uma forma a mais de prevenção.

Anote aí:

A vacina Meningo C estará disponível para a população em geral a partir de segunda-feira, dia 20 de março, é só procurar a unidade de saúde mais próxima de casa;

Todo mundo pode tomar a vacina? Não. Para pessoas com mais de 65 anos, a dose não é recomendada. Para gestantes e mamães amamentando, a vacina também não é recomendada;

Tem dose à vontade? Não. São apenas 600 doses deste lote que está próximo ao vencimento.

Escala para outras vacinas

Se sobram doses da Meningo C, por outro lado, o recebimento de doses dos imunizantes tríplice viral aplicada contra a caxumba, sarampo e rubéola e da poliomielite oral, a paralisia infantil, continuam reduzidos. Por isso mesmo está tendo escala para abertura desses frascos; dessa forma é indicado que os papais, mamães e responsáveis pelas crianças confiram nos PSFs a data de aplicação dos imunizantes; cada sala de vacina recebe frascos uma vez por semana.