de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
 Otimização
            
                                            OtimizaçãoA Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço destacando a ampliação de consultas especializadas e os resultados significativos realizados por meio da estratégia de Saúde Digital, realizada pelo Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso (CITS).
Na última segunda-feira (27), o Município ampliou a oferta de atendimentos em especialidades, que agora passam a contar com Endocrinologista, Cardiologia, Reumatologia e Nutrição. Parte dessas consultas foi realizada em unidades de saúde, como a do bairro Rota do Sol, que conta com o suporte do Consultor Digital — ferramenta que conecta pacientes e profissionais de forma ágil e segura, fortalecendo o cuidado e o acesso à saúde especializada.
Os dados apresentados pela Secretaria demonstram o impacto da implementação da saúde digital no município. Desde o início dos atendimentos, no final de julho, os resultados são de 1.786 teletriagens. Dessas triagens, resultaram mais de 1.200 consultas médicas online, facilitando o acesso e a agilidade no atendimento.
De acordo com o coordenador do projeto em Sorriso, Valdelírio Venites, a tecnologia tem sido a principal aliada na agilidade dos atendimentos. A adesão tem sido crescente, com o Município registrando mensalmente mais de 400 consultas por consultório virtual de atenção primária.
“Sorriso é pioneiro não só para o Estado, mas como país ao abraçar essa ferramenta. Nosso desafio no primeiro momento era entender qual seria essa acessibilidade da população com a tecnologia. E o que percebemos é que a população aderiu e gostou do serviço de telessaúde e telemedicina”.
A Telessaúde permitiu uma maior flexibilização dos horários, solucionando um antigo problema de longas esperas por consultas. Vanio Jordani explica como a tecnologia tem ajudado a melhorar o tempo e a atender às necessidades da rotina do cidadão, ressaltando a importância do atendimento noturno para quem tem dificuldade de comparecer durante o dia.
"Uma pessoa que trabalha o dia todo e, na parte da noite, tem que acompanhar o pai ou a mãe ou algum familiar em consulta. A gente consegue fixar o horário e fazer o máximo possível para atender naquele horário, para melhorar o atendimento e para que as pessoas possam acessar o serviço com mais qualidade", detalhou.
Outro ponto de destaque é a infraestrutura de apoio ao diagnóstico. A cidade instalou 12 pontos de eletrocardiograma (ECG), o que permitiu a realização de mais de 3 mil exames até o momento, um avanço fundamental para a saúde cardiovascular da população.
O projeto é fruto da colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso (CITS), a Telessaúde Efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina e a AbraSocial
“A divulgação e o envolvimento local também foram cruciais, contando com o apoio dos presidentes de bairro, dos agentes comunitários de saúde e dos próprios profissionais das equipes que ajudam a levar os serviços do Tele a toda a população”, finaliza o gestor da pasta.
 
                    
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