Com as alterações, agora o PSF conta com uma sala de emergência equipada com dois respiradores, caso algum imprevisto ocorra e seja necessário realizar uma intubação com urgência.

Mas não é só o PSF que está de “cara nova”. A Farmácia Cidadã V também ganhou um espaço próprio e foi oficializado o nome “Salete Torres de Almeida” em uma homenagem à técnica de enfermagem, Salete Torres de Almeida, falecida em 2019 e que por muitos anos dedicou seus dias cuidando da saúde da comunidade de Boa Esperança. Agora, quem necessita retirar medicamento controlado, por exemplo, não precisa mais entrar no PSF para isso. A Farmácia dispõe de entrada própria.

Os avanços também se estendem ao transporte dos pacientes. O Distrito também recebeu uma ambulância equipada com respirador e demais aparelhos de emergência, garantindo que o transporte de pacientes possa ser realizado com qualidade e agilidade.

O PSF atende uma demanda aproximada de 10 mil pessoas em um raio aproximado de 100 quilômetros. Para isso, atuam no local 35 pessoas em uma equipe multiprofissional que conta com cinco enfermeiros, dois médicos, oito técnicos de enfermagem, uma odontóloga, um a auxiliar de odontologia, uma agente comunitária de saúde, cinco motoristas, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, uma psicóloga, uma farmacêutica e uma auxiliar de farmácia, duas recepcionistas, dois vigias e três zeladoras.

Segundo o coordenador da unidade, Sílvio André Stolfo, a ampliação e a reforma da unidade configuram agora um novo espaço, mais amplo e adequado para atender a demanda.

“Nosso PSF atende cerca de dez mil pessoas do Distrito e de lugares próximos; municípios brasileiros não têm esse número de habitantes e precisamos ofertar o melhor para a população”, diz Sílvio.

Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, a intenção do Município é disponibilizar o máximo de serviços de saúde ao alcance da população e na proximidade de sua residência. “Foi pensando nisso que buscamos ampliar a oferta de serviços de saúde no Distrito; são cerca de 140 quilômetros até a sede do Município, então é essencial dispor de um apoio adequado em emergências”, frisa. “E é com muita felicidade que estamos entregando as ampliações, o novo espaço da farmácia e a ambulância; temos certeza que todas essas ações são essenciais à comunidade do Distrito”, completa.

Marchioro lembra que o PSF e a Farmácia Cidadã complementam-se no trabalho realizado pela equipe de saúde. Somente em 2020, mais de oito mil atendimentos foram realizados na Farmácia Cidadã. O espaço foi oficialmente criado pelo Decreto 245, de 30/03/2020, mas ainda antes da emissão do documento, já funcionava há mais de cinco anos no PSF para atender a comunidade. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas), 708.470 unidades de medicamentos foram dispensados em 2020 para a população de Boa Esperança por meio da Farmácia Cidadã. “Entendemos a necessidade e as demandas da nossa população e estamos sempre buscando por melhorias”, salienta.

O prefeito Ari Lafin também destacou a importância das obras para a comunidade.

“Entendemos que os serviços públicos devem estar cada vez mais próximos do cidadão para garantir a qualidade e agilidade na prestação dos mesmos; esse é um direito de todo contribuinte”, destaca o prefeito.

“E poder entregar tantas ações especificamente aqui em Boa Esperança é algo que nos enche de alegria e otimismo, pois essas demandas específicas foram apontadas como necessidades pela própria comunidade quando iniciamos as reuniões para a formação do orçamento participativo, que geriu o PPA 2018/2021”, completa Ari.

Homenagem à Salete Torres de Almeida

Moradora de Sorriso desde 2001, Salete Torres de Almeida, era natural de  Ampére (PR). Técnica de enfermagem, dedicava o carinho e o cuidado entre a família – Dona Saleta era mãe de seis filhos; e a Comunidade de Boa Esperança onde atuou no PSF por muitos anos. Além de ter trabalhado no Distrito, Salete também atuou no PSF Central, na sede do Município. Ela faleceu em 13 de setembro de 2019.