Lúcia destaca que todas as unidades escolares já estão com alunos matriculados e estudando nas novas salas de aula. “Nesse momento estamos oficializando a entrega destas salas”, diz. A primeira unidade a receber oficialmente as novas salas, na próxima segunda-feira (04), às 16 horas, será o Cemeis Caminhos do Saber. No local foram construídas quatro novas salas. O Cemeis atende a educação infantil desde o berçário I, a partir dos seis meses até o Maternal II.

Na sequência, na quinta-feira (07), às 16 horas será a vez da Escola Municipal Francisco Donizeti de Lima que também recebeu quatro novas salas. A Francisco Donizetti atende crianças do pré-escolar ao quinto ano.

Além do Caminhos do Saber e da Francisco Donizetti, as salas da Escola Leonel de Moura Brizola, do Cemeis Sonho Encantado, Cemeis Espaço Criança (Distrito de Boa Esperança) também serão oficialmente entregues em maio. Já as quatro salas da escola Vila Bela foram entregues em outubro do ano passado.

Salas e revitalizações

Já a Escola Municipal Valter Leite passou por revitalização em todo o prédio. Foram realizadas a reestruturação e ampliação da cozinha, sala dos professores, direção, coordenações pedagógicas e banheiros, com investimento aproximado de R$ 150 mil reais, proporcionando um ambiente mais propício à unidade escolar.

A Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva também passou por revitalização. O espaço do antigo Renascer foi reorganizado e reestruturado proporcionando a possibilidade de oito novas salas para atender a demanda da pré-escola.

Outro espaço que foi revitalizado é a Escola Ivete Lourdes Arenhardt. Além de ganhar uma nova sala de aula, a ala infantil da Escola Ivete foi toda reformada com a troca do telhado, do forro do prédio, pintura e reforma das salas de aula, sala dos professores, cozinha, direção e banheiros.

Já o prédio principal da Ivete teve parte do piso trocado por granelite e a cozinha foi reformada. Para a revitalização da Escola Ivete foram investidos aproximadamente R$ 500 mil reais de recursos da Administração Municipal. A secretária salienta que “o ambiente ficou ótimo e atrativo para receber e atender cerca de 1,4 mil crianças da educação infantil ao 6º ano que estudam na Escola Ivete”.

Lúcia pontua que a demanda crescente por vagas escolares foi mapeada pela SEMEC. “Observamos que estas buscas por vagas ocorrem em áreas que já contam com escolas, então, optamos por aumentar o número de vagas nestas unidades em vez de construir novas unidades em outros locais. É uma maneira de otimizar nossos prédios já existentes e ofertar mais conforto aos alunos com a possibilidade de estudar mais próximo de sua residência”, explica. Atualmente, mais de 15 mil alunos compõem a rede municipal de educação.

Conforme o prefeito Ari Lafin, poder entregar tantas novas salas para a população no mês de aniversário do município (maio) é motivo de comemoração. “Sorriso comemora 34 anos de emancipação político-administrativa no dia 13 de maio e temos muito orgulho do município jovem, empreendedor e que se reinventa e cresce todos os dias. Poder atender nossas crianças com ensino de qualidade é motivo para festejarmos”, comemora Ari.