Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A viabilização de uma parceria com o Motódromo Vale do Teles Pires de Sorriso pode resultar no atendimento a uma demanda feita ainda nesta terça-feira (18), quando praticantes de wheelie, o esporte radical que consiste em fazer malabarismos com motocicletas ou bicicletas, solicitaram um local específico para a prática.
Além das exibições recheadas de adrenalina, a Prefeitura também acredita que o local possa servir como palco de eventos de velocross e ainda servir como um ponto de encontro para os amantes de som alto.
Mais que um ponto para “curtição”, quando as condições sanitárias permitirem, é claro; por meio da parceria entre a Prefeitura e Motódromo, devidamente alinhada junto à Câmara de Vereadores, o cenário também pode também ser usado como pista de treinamento para policiais militares e até mesmo entregadores, por exemplo.
“A pista do nosso motódromo é referência para o Brasil e um ponto de treinos para pilotos da região”, aponta o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reforçando que a integração pode resultar no melhor aproveitamento do local, trazendo assim benefícios para todos os setores.
Presidente do Moto Clube, Pedro Campos destaca que é viável sim esta iniciativa, com uma “lapidação” no local, necessária para se adequar à nova demanda, e dentro de regras pré-estabelecidas. “Inclusive nós estamos buscando melhorias no local”, complementa. Entre as demandas já apresentadas, estão poda de árvores, serviços de máquinas, manutenção elétrica e patrolamento da estrada de acesso.
Participaram da reunião para dar início a este processo de parceria, além do prefeito e do representante do Moto Clube, o presidente da Câmara de Vereadores, Damiani da TV, o vereador Rodrigo Machado, o vice-prefeito Gerson Bicego e os secretários municipais José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil) e Milton Geller (Obras e Serviços Públicos).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).