O mês de dezembro do ano passado apresentou uma redução no número de acidentes em Sorriso frente ao registrado em novembro. Ao todo, os dados informados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por meio do Departamento de Trânsito, trazem 126 ocorrências, sendo 54 com vítimas e 72 somente com danos materiais. Em novembro, foram 169 acidentes: 93 sem vítimas e 76 com vítimas. No total, foram registrados em Sorriso 1659 acidentes nos 12 meses do ano, sendo 872 com vítimas e 787 sem vítimas.
Para frear a ocorrência de acidentes no município, a Administração Municipal, em parceria com diversas instituições, vem conduzindo, desde o ano passado, ações educativas por meio da campanha Todos Pela Vida, em que o tema trânsito seguro é abordado todos os meses por uma instituição diferente. Em fevereiro, as abordagens ficarão por conta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) e também do Corpo de Bombeiros. Em pauta, segurança para o início das aulas e muita prudência no Carnaval.
Para prevenir a ocorrência de qualquer acidente com os veículos do transporte escolar, ainda no dia 30, próxima quinta-feira, todos os motoristas que atuam na Semec participam da palestra “Educação no Trânsito”, que será ministrada pelo policial rodoviário federal Miguel Arcanjo Tomaz Neto, às 19 horas, no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi.
A promoção de um trânsito mais seguro vem sendo feita em diversas frentes: recuperação de vias, renovação constante da sinalização vertical e horizontal, e readequação do trânsito com base no Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), elaborado pela empresa Systra Engenharia e Consultoria, especializada em trânsito e transporte. Concomitantemente a todas estas ações, os agentes municipais de trânsito ministram ainda palestras sobre segurança no trânsito, além de promoverem blitze em vários pontos do município.
Som Alto
Além destas atividades, os agentes também atuam no atendimento de ocorrências de perturbação do sossego público por meio de som alto. Em 2019 foram registradas 1584 ocorrências desta natureza, com o registro de maior incidência em novembro e dezembro, com 307 e 345 registros, respectivamente.
Vistorias
Outra frente de trabalho do Departamento de Trânsito do município é a realização de vistorias nos veículos utilizados para o transporte de passageiros no município. Sem o aval da Semsep, os proprietários de táxis, mototáxis e vans para o transporte de passageiros não conseguem emitir o alvará de funcionamento no Departamento de Tributação.
De acordo com o coordenador do Departamento de Trânsito, atualmente 60 táxis e 50 mototáxis estão cadastrados no município. “Estamos inclusive convocando os condutores que ainda não fizeram a vistoria a comparecer até a Semsep para que estes veículos sejam analisados para posterior emissão do alvará ou para a correção de qualquer problema que possa trazer risco para condutores e passageiros”, destaca.
A Semsep funciona na Avenida Rio Grande do Sul, 213, no Bairro Benjamin Raiser. O telefone é o 3544 3563 e o 153 para o registro de ocorrências.