A primeira das ações do Outubro Rosa será na sexta-feira, dia 11, às 7 horas na Fazenda Pirapó. No dia 15 de outubro, o tema é Outubro Rosa e Novembro azul na Colonizadora Feliz; no dia 17 de outubro, o encontro é na Paraná Materiais de Construção, ambos com início às 7 horas. No dia 18 a mesma discussão será no Mercado Sorriso com início às 13h30; em 23 de outubro a Mônaco Motocenter será o palco da troca de informações, o encontro inicia às 13 horas.

E em 25 de outubro, a partir das 13 horas, tópicos, informações sobre saúde feminina e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) serão abordados na Escola Municipal Papa João Paulo II, o momento é dedicado exclusivamente aos colaboradores da unidade.

Outros eventos do mês

A coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, explica que além desses vários momentos em que o Outubro Rosa será destaque, os profissionais da pasta também irão trabalhar outros temas.

Na quarta-feira, dia 9, o debate será na Faculdade Atenas e deve reunir agentes comunitários de saúde (ACSs) para tratar do plano de segurança alimentar, às 7 horas. À noite, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal será discutido o funcionamento da rede pública de saúde em casos de violência sexual. O evento é aberto ao público em geral.

No dia 10, às 15 horas, a equipe da Semsas com a colaboração da ONG Cirinho Sorrindo, terá um momento especial com os colaboradores dos PSFs Juceli Pereira (Santa Clara) e Jandira Soares (Rota do Sol) para tratar sobre sinais e sintomas de tipos de câncer mais prevalentes.

E no dia das crianças, 12 de outubro, é data do evento “Toda Criança Importa”, encontro voltado ao público em geral com início às 16 horas no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Novamente no auditório da Faculdade Atenas, no dia 16 de outubro, será realizada a palestra “O papel da atenção primária nas doenças raras”, voltada à enfermeiros e ACSs. E para fechar o mês, no dia 30, novamente com o apoio da ONG Cirinho Sorrindo, a equipe da saúde abordará sinais e sintomas de tipos de câncer mais prevalentes, dessa vez o encontro será nos PSFs jardim Primavera e Bela Vista, às 15 horas, o momento é voltado aos colaboradores dos PSFs.

Além de toda essa programação, bem no comecinho do mês, no dia 4, a equipe da Semsas conversou com os profissionais que atuam na Padaria Municipal para tratar de saúde da mulher e autocuidado.

Todos as ações, vale lembrar, integram as atividades da secretaria de Saúde e Saneamento por meio do departamento de Educação em Saúde e da Comissão de Integração de Ensino e Serviço Municipal de Educação Permanente em Saúde (Cies). Há atividades que contam com o apoio da Secretaria de Assistência Social; outras com voluntários da ONG Cirinho Sorrindo e também há atividades realizadas em parceria com centros universitários com curso na área da saúde como as faculdades Atenas, Anhanguera, Facem e Fael.