Os médicos que atendem na rede municipal de saúde em Sorriso, participaram no final da tarde de terça feira (24) de uma capacitação sobre gripe Influenza. O curso oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, foi ministrado pela médica infectologista Jamille Dutra Viana que abordou características do vírus e sua similaridade com a gripe e até resfriados.

“Os sintomas influenza e da gripe comum são praticamente os mesmos, porém costumam ser mais intensos. No caso do vírus Influenza A, pode haver mais calafrios, além de tosse seca e contínua, diarreia e até vômitos, náuseas e rouquidão. Outro fator é que o vírus H1N1 replica-se com muita facilidade nas regiões próximas aos pulmões, podendo infectar o órgão, enquanto o da gripe sazonal costuma permanecer na região do nariz até à traqueia. Por isso, a gripe Influenza é considerada mais grave”, explicou Jamille.

O treinamento teve como objetivo reforçar os protocolos de manejo correto da doença aos profissionais que atuam na rede assistência a saúde preconizado pelo Ministério da Saúde.  “O curso é uma atualização que vai dar segurança aos nossos médicos no diagnóstico, manejo e tratamento”, explica o secretário de saúde Devanil Barbosa.

Segundo ele a capacitação tem como principal meta reciclar os conhecimentos, “estamos revendo conceitos recebendo o que há de novidade em termo de pesquisas, revendo os protocolos e reciclando nossos conhecimentos relacionados a síndrome gripal. Com isso poderemos fazer  um diagnóstico mais preciso e evitar  complicações pela gripe Influenza. Essa capacitação faz parte das medidas de preparação de rede pública para atendimento aos pacientes com síndrome gripal.”

A qualificação apresentou casos clínicos e estudos de casos, de diversas regiões, com explicações sobre erros e acertos a cada decisão que o médico tomou e abordou os protocolos de tratamento e diagnóstico de Influenza. Participaram do treinamento médicos de todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME).