A bióloga Claudia Cristina Zuanazzi que atua na Ouvidoria do HRS, conta que o projeto iniciou em agosto como forma de celebrar o Agosto Dourado. Toda a ação é coordenada pela enfermeira Bárbara de Lima Campos e desde então o hospital tem recebido mulheres dos 36 municípios que integram a macrorregião Norte do Estado para que as futuras mamães estabeleçam contato direto com o local e a equipe de atendimento, tudo para acalmar o coração para o aguardado dia de conhecer o “pacotinho de amor”.

Durante a visita que é orientada e acompanhada de perto pelas equipes de nutrição, psicologia, serviço social e enfermagem, as gestantes e acompanhantes conhecem a estrutura da unidade; batem um papo com a equipe assistencial e esclarecem dúvidas em relação ao atendimento, cuidados com o recém-nascido e amamentação.

Em outro momento bem importante da visita, as gestantes e acompanhantes recebem orientações justamente sobre a função do acompanhante e os direitos da gestante. O acompanhante pode assistir ao parto, seja ele cesárea ou normal e deve permanecer na unidade durante toda a internação até o momento da alta. Essa pessoa especial que vai estar ao lado da futura mamãe é de livre escolha dela, podendo ser o companheiro ou outro familiar.

E a participação do acompanhante também é garantida em todo o processo da gestação, quer seja exames ou consultas, justamente para garantir segurança e conforto da mulher. Durante a visita, o acompanhante também recebe orientações de como poderá participar e agir no momento do parto. Por isso, a equipe destaca a importância da pessoa escolhida como acompanhante participar da visita junto com a gestante, afinal, é muita informação para os dois.

E ainda, no encontro todos também receberam informações sobre como acessar o canal de comunicação com o Serviço de Ouvidoria do Hospital, caso haja necessidade.

“Essa é uma visita para estabelecer vínculos; tudo foi planejado e é conduzido pela Bárbara e a equipe de forma muito humanizada e com cuidado para com a gestante e a nova vida que virá ao mundo”, frisa Claudia. A profissional destaca que qualquer um dos 36 municípios da macrorregião podem solicitar a vista, basta realizar o agendamento. “Atendemos conforme a procura das secretarias de saúde”, esclarece.

Claudia ressalta que o projeto é um sucesso. A experiência inclusive integra a lista de sete projetos que o HRS inscreveu para concorrer ao prêmio Inovação e Eficiência do Estado de Mato Grosso.

E para que as mulheres sorrisenses possam visitar tudo com tempo e tranquilas, a Secretaria de Saúde e Saneamento, oferta o transporte. "É uma ação muito humanizada do Regional; acalma, acolhe e orienta as mamães com muito carinho", elogia o gestor da Semsas, Luis Fábio Marchioro. Luis Fábio adianta que o cronograma de visitas será ofertado às gestantes atendidas por todas as Unidades de Saúde do Município. Um primeiro grupo já esteve no espaço em 20 de outubro e, ontem, foi a vez do segundo grupo. “Teremos novas visitantes daqui há 15 dias”, completa. E toda visita também é acompanhada de perto por um profissional da unidade de saúde do Município.

A ação, baseada em muita informação e recheada de afeto, também integra as atividades da Comissão Integrada de Educação e Saúde (CIES) do Município.