Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Deixaram de receber segunda dose

Mais de 51% dos profissionais da saúde da rede privada agendados para receber a segunda dose ontem não compareceram

Publicado em 06 de maio de 2021 às 08:51

Mesmo com imunizantes à disposição ontem (05), 70 profissionais da saúde da rede privada  de Sorriso não comparecem aos locais agendados para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A informação foi repassada pela equipe da Sala de Vacinação. Inicialmente, 135 profissionais da saúde entre farmacêuticos, odontólogos, fisioterapeutas e psicólogos estavam agendados para receber a segunda dose; somente 65 compareceram, com 70 faltantes. Dessa forma, mais de 51,85% do público alvo agendado não compareceu.

Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, todos os profissionais que não compareceram tiveram a data e local da segunda dose agendados no Cartão de Vacinação quando foram imunizados pela primeira vez. Todos haviam recebido a vacina da AstraZeneca, cuja recomendação para aplicação da segunda dose é de 90 dias.

“É muito difícil quando um grupo específico não comparece no dia e local agendado; pois, os frascos são multidoses, o não comparecimento pode levar à perda de doses, visto que tudo é organizado para utilizarmos todo o frasco”, pontua Marchioro. “Agir desse modo, nesse contexto, demonstra falta de empatia e respeito com o outro; precisamos lembrar que para os próximos dias outras pessoas já estão agendadas para receber o imunizante”, diz ao completar que “especificamente nesta semana, temos cerca de 120 pessoas atuando no mutirão de vacinação entre as equipes de vacinação e a Central do 150; reagendar dá um serviço enorme para toda a equipe e paralisa o avanço para aplicação de novas doses em outras pessoas”, ressalta.

O secretário relata que todos os dias tem recebido cobrança por parte de profissionais da saúde da rede privada que ainda não foram imunizados. “Todos os dias há gente nos procurando. Nós estamos seguindo o Plano Nacional de Imunizações que prevê a priorização dos idosos. Há cada remessa de doses recebida há uma indicação do quantitativo que deve ser aplicado em profissionais da saúde da rede privada; a recomendação é que sempre 7% do total recebido seja aplicado”, explica.

De acordo com os dados da Secretaria, hoje a faixa etária de imunização dos profissionais está na casa dos 45 anos. Muitos ainda em primeira dose. “E quando não temos o comparecimento por parte de quem já sabe que deve receber a segunda dose, essa situação atrasa ainda mais”, frisa.

Já em relação aos idosos, Marchioro ressalta que a porcentagem de falta é praticamente nula. “Eles não faltam, pelo contrário, procuram até antes do dia agendado para a segunda dose”, diz.

O secretário destaca que a intenção do Município é imunizar toda a população. “Mas isso foge ao nosso controle e vontade nesse momento. Por isso, pedimos um pouco de empatia a todos: a quem está aguardando pra ser imunizado e à quem deixou de comparecer ao agendamento”, pontua. Marchioro acrescenta que o Município também faz um apelo para a população continuar com as medidas protetivas como o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.

Doses da Coronavac

Assim como em todo o país, Sorriso também está sofrendo com o atraso no envio das doses do imunizante Coronavac. Cerca de 600 pessoas aguardam para receber a segunda dose. O secretário explica que a recomendação é que o imunizante seja aplicado com intervalo de 28 dias. Mas, “sempre agendamos com intervalo de 21 dias. Hoje temos pessoas que aguardam há cerca de 30, 32 e 35 dias e conforme estamos recebendo essas doses estamos aplicando em quem está há mais tempo aguardando”, explica.

A recomendação do Ministério da Saúde é que quem estiver com atraso receba a segunda dose mesmo assim; pois, conforme o MS, a segunda dose age como um reforço completando o esquema vacinal.

Claudia Lazarotto
Fotos: Cleiton Isidoro