“Responsabilidade compartilhada: a escola no desafio dos resíduos”, é a temática proposta na edição 2017 do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA). Representantes do Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários de Sorriso (Cearpa), realizaram a entrega de kits para 12 unidades escolares do centro e dos Distritos de Caravágio, Boa Esperança do Norte e Primavera, na última segunda-feira (8).

Segundo a Secretaria de Educação e Cultura, 2.529 estudantes das turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental participam desta edição – 1.246 alunos do 4º ano e 1.283 do 5º ano. O kit educativo é composto pelo caderno do professor, jogo colaborativo Guardiões do Planeta, cartaz “Calendário Ambiental da Turma” e cartaz com a história em quadrinhos “Responsabilidade compartilhada: a escola no desafio dos resíduos”. O objetivo do material é contribuir para a formação da consciência dos alunos sobre direitos e deveres ambientais, com o apoio da família, escola, empresas, governo entre outros.

A Escola Municipal Professora Gení Terezinha Forgiarini participa há quatro anos do programa. De acordo com a coordenadora da escola, Simone Mendes, “os alunos se dedicam mais utilizando o material e eles gostam muito de todas as novidades contextualizadas”. Já os professores contam com uma formação específica e um material diferenciado aumentando ainda mais o interesse tanto do professor como também do aluno.

Programa de Educação Ambiental Campo Limpo foi criado em 2010 com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, sempre alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Para festejar, a central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Sorriso (MT), gerenciada pela Cearpa, promove o tradicional dia de “Portas Abertas”, ocasião em que as centrais recebem a comunidade e mostram o trabalho realizado.

A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do Inpev, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.