Prefeitura Municipal de Sorriso

Lago do Rota do Sol

Madeira de demolição é usada no Parque Municipal Adelino Valdameri

Publicado em 14 de maio de 2021 às 12:54
Resíduos de pontes antigas dão vida a bancos, tablados e lixeiras

A madeira que já serviu como ponte, permitindo o ir e vir nas estradas rurais de Sorriso, ganha mais uma oportunidade de ser útil. Em Sorriso, a equipe de marcenaria do Horto Municipal Sebastião de Almeida da Silva dá vida nova às pranchas que foram tiradas de antigas pontes de madeira do Município e hoje estão depositadas na sede da Secretaria Municipal de Transportes (Semtra).

O resíduo, que no jargão do setor é chamado de madeira de demolição, com um olhar apurado, muito trabalho e inspiração, ajuda a compor a paisagem de Sorriso com bancos, lixeiras e tablados. “Muitas famílias que vão frequentar o Parque Municipal Adelino José João Valdameri, o lago do Rota do Sol, poderão acompanhar o resultado deste trabalho, e ver que essa madeira velha, que seria descartada, foi transformada, e o mais bonito disso não é apenas a economia financeira, mas o respeito com o meio ambiente, com a vida”, destaca o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, que coordena as ações de paisagismo no Município.

O Parque Municipal vem passando, desde o fim de 2019, por um processo de limpeza do lago existente (o antigo “Três Tubos”), desassoreamento, recuperação, estabilização das margens, paisagismo, instalação de pista de caminhada, passarela, iluminação e mais uma série de intervenções.

Mesmo com o intenso trabalho em diversas frentes, o local ainda não apresenta a segurança necessária para ser desfrutado pelas famílias sorrisenses.  A expectativa é que a partir de junho as famílias já possam utilizar o novo espaço de lazer, sempre lembrando de manter todos os cuidados para evitar novos casos de Covid-19, como o uso de máscara, a manutenção do distanciamento social e a utilização de álcool 70% para higienizar as mãos.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Ney Pinheiro