A formação terá a participação da professora Natália Fernanda de Souza Oliveira e como mediador, o formador do Cemfor, Willian Bordin. “Iremos abordar uma temática que é de grande relevância para a prática pedagógica dos profissionais da Educação, que vai ao encontro das fragilidades encontradas pelo projeto Ensina Mais Sorriso, objetivando subsidiar o trabalho dos docentes no desenvolvimento das habilidades que precisam ser estimuladas em cada etapa escolar”, explica o formador.

O Projeto Ensina Mais Sorriso (Sondar) permite melhoria na qualidade do ensino a partir do levantamento e monitoramento de dados obtidos por meio de avaliações nas disciplinas de português e matemática aplicadas com os alunos do 1º ao 9º ano. O projeto se baseia no Mapa de Foco criado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresenta uma seleção de habilidades focais para cada ano do Ensino Fundamental e orienta os professores sobre como trabalhá-las.

Para desenvolver o projeto nas escolas, o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura conta com o trabalho dos formadores do Cemfor para desenvolver as habilidades ainda não consolidadas, por meio da formação continuada dos professores.

Palestrante

A professora Natália é formada em Educação Física pelo IF Sudeste MG; pós graduada em Desenvolvimento, Aprendizagem e Controle Motor pela Estácio; psicomotricista no Centro Ama de Desenvolvimento em Barbacena-MG; autora do e-book “Descomplicando Teorias do Desenvolvimento Infantil”; e graduanda do curso de Bacharel em Fisioterapia pela Unipac de Barbacena.