O novo projeto prevê área total de 1.279,39m²; distribuídos em 736,37m² para o setor operacional; 426,02m² para o setor administrativo no primeiro pavimento e 117m² para área de setor administrativo no segundo pavimento, que abrigará a sala de comando e a sala de reuniões. A nova unidade será construída ao lado da Companhia já existente, no espaço da quadra esportiva.

Conforme o prefeito Ari Lafin, o projeto foi finalizado, inclusive com as planilhas, permitindo ao Estado o lançamento da licitação da obra. Para a elaboração do projeto foram usados recursos do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública. A previsão de investimentos para a execução da obra é de R$ 1,7 milhão; sendo R$ 700 mil de recursos do Funrebom e R$ 800 mil do Governo do Estado para este ano. O restante do valor será repassado pelo Governo do Estado no próximo ano.

Ari destaca que o Funrebom, foi criado especialmente para investimentos no Corpo de Bombeiros e já permitiu investimentos em viaturas; equipamentos de mergulho e também no pagamento de brigadistas em época de estiagem. “Agora o recurso será usado no investimento de uma nova unidade, mais adequada ao atendimento da nossa população”, ressalta o prefeito. De acordo com o prefeito, no que depende da Prefeitura, o recurso já está em caixa para iniciar a obra ainda neste ano.

Segundo o comandante da 10 ͣ CIBM, Capitão BM Eraldo Moura, depois de pronta a nova unidade propiciará uma melhor disposição dos alojamentos e também do acesso às viaturas. “Hoje o Quartel está instalado em um antigo colégio, então várias coisas são adaptadas, como a saída das viaturas. Com a nova estrutura, esse acesso será melhorado garantindo mais agilidade”, explica.

O capitão acrescenta que a área de atendimento ao público ficará distante da área operacional, evitando contato cruzado, e, além disso, a nova estrutura prevê também a instalação de uma torre de salvamento em altura e de uma torre de treinamento.  Hoje a 10 ͣ CIBM  comporta um efetivo de 40 militares.

Na oportunidade, o coronel Giovani Eggers, realizou a entrega de uniforme para os militares da Companhia de Sorriso.