Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Jovens que integram o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e o projeto Aprendiz Sorriso Legal estão participando hoje (18) de atividades no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi.
O evento reúne dois momentos – a palestra com o tema “Inteligência emocional” que é uma das metas para que o Município conquiste o Selo Unicef edição 2021/2024; e a pré-conferência municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que visa debater com os jovens os eixos propostos para a Conferência Municipal agendada para o dia 10 de novembro.
As atividades são realizadas em conjunto entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Aprendiz Sorriso Legal; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorriso (CMDCA); e Selo Unicef.
O evento aconteceu pela manhã, das 7 às 11h e segue no período vespertino, das 13 às 17h.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).