A partir de hoje (20), mais de 600 atletas participam da etapa municipal dos Jogos Escolares da Juventude de Sorriso. O início dos jogos foi marcado por uma cerimônia de abertura que contou com a presença de autoridades e atletas. Ao todo, 17 escolas participam da competição que envolverá 29 equipes em nove modalidades.

O atleta Eric Vitor Campos da Silva, o “Boltinho”, medalhista e destacado nacionalmente com o prêmio “Melhores Atletas dos Jogos Escolares Brasileiros da Juventude”, foi o aluno escolhido para conduzir a tocha olímpica e acender a pira dos jogos. O juramento do atleta foi feito pelo aluno Tailon Alves Torres, destaque nacional do Handebol.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Ari Lafin, destacou a importância de estimular e apoiar o esporte como forma educativa de construção da cidadania dos jovens. “Agradeço aos professores e diretores que ajudam a formar o caráter e a personalidade dos jovens. Estes jogos, assim como outras modalidades esportivas, auxiliam no desenvolvimento do futuro dos estudantes e, por isso, estimulamos o esporte no nosso município”.

O secretário de Esporte e Lazer, Emílio Brandão Júnior, destacou que os jogos representam um momento de integração de todas as escolas, tendo como estrelas principais os alunos. “Este tem que ser um momento de confraternização entre as escolas. Os jovens estarão defendendo as suas escolas e buscando vaga para os jogos estudantis regionais, que serão realizados em junho. Mas, acima de tudo, eles têm que se divertir e confraternizar entre si”.

A etapa municipal dos Jogos Escolares da Juventude segue até o dia 28, e contará com a participação de atletas das categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos) das escolas da rede municipal, estadual e privada do município. O evento é promovido em parceria pelas secretarias de Educação e Cultura e Esportes e Lazer.

Estarão em disputa as modalidades de Futsal (masculino e feminino), Voleibol (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino) e Basquetebol (masculino e feminino), Vôlei de Areia, Atletismo, Tênis de Mesa, Xadrez e Judô. A etapa municipal credencia as melhores equipes para competir na etapa regional, marcada para ser disputada entre os dias 6 e 11 de junho, em município a ser ainda definido pelo Governo do Estado.

Quem sair com bons resultados da regional, segue para a fase estadual da competição, que terá três sedes: Alta Floresta recebe a competição do dia 27 de junho ao dia 2 de julho, com disputas das modalidades individuais nas categorias A e B; Sorriso será o palco das disputas das modalidades coletivas da categoria B entre os dias 3 e 9 de julho; e as modalidades coletivas da categoria A serão disputadas em Barra do Garças do dia 17 ao dia 23 de julho.

A etapa nacional da competição para os atletas de 12 a 14 anos será de 12 a 21 de setembro. Já para os atletas de 15 a 17 anos, a competição será de 16 a 25 de novembros. As sedes para estas competições ainda não foram definidas.