“Todos foram muito humanos durante os 15 dias em que estive lá, a equipe do doutor Wilder é fantástica e só tenho a agradecer a cada profissional: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, zeladoras, enfim: cada um fez a diferença na minha vida e me auxiliou na luta”, diz emocionado. “Também quero agradecer o prefeito Ari, o secretário Luís Fábio, o Devanil, o Estevam, vereadores e todos os outros que lutaram pela implantação desses leitos de UTI; isso salvou minha vida e de muitos outros já”, completa Tuca.

O depoimento emocionado é mais um dentre as várias vozes dos mais de 15 mil sorrisenses que venceram a Covid-19 e foi prestado nesta manhã (21) na reunião do Comitê de Prevenção e Combate à Covid-19 de Sorriso. Tuca, contraiu o vírus em abril e passou por 15 dias de internação. “Precisamos ter clareza de que esse vírus não foi embora; continua aqui e fazendo vítimas. O depoimento do Tuca é mais um alerta nesse sentido”, pontua o prefeito Ari Lafin.

Ari pede mais uma vez a conscientização da população. “Dispomos de atendimento 24 horas, mas precisamos desafogar. Hoje, a nossa região está com 100% de UTIs lotadas. Nosso apelo é para que cada um faça sua parte e dê continuidade às medidas protetivas básicas e ao distanciamento social”, destaca.

Com praças e parque lacrados, foi nesse sentido que no fim de semana as forças de segurança e salvamento – unindo mais uma vez todas as esferas de governo-  realizaram a Operação Dispersão 4, visando a conscientização. Desde o início da pandemia 22 multas a CNPJs foram aplicadas e mais de 100 multas a CPFs; além da dispersão de vários pontos de aglomerações.

Conforme o tenente-coronel e comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, Jorge Almeida, esse fim de semana a operação contou com a parceria da Cavalaria da PM. “Independente do reforço desse fim de semana, estamos na rua atuando diariamente para coibir alterações”, frisa. “Costumo dizer que após a saúde, as forças de segurança e salvamento são a segunda linha de frente, pois estamos na rua para auxiliar a saúde, para evitar o colapso”, completa.

Nesses 362 dias de combate à pandemia – a partir de 16 de março de 2020, quando o Comitê foi criado; foram investidos mais de R$ 45 milhões no combate à Covid no Município, somados os recursos municipais, estaduais e federais. Os investimentos foram em saúde, educação, assistência social e demais setores.

Os números continuam impressionando, só o Hospital Municipal de Campanha já realizou 75.015 atendimentos entre consultas médicas e coletas de exames. Uma média diária que ultrapassa os 160 atendimentos/dia. E a Central 150 já contabilizou 19.230 atendimentos via telefone.

Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, a batalha é diária. “Estamos prontos para atender. Desde o início alertamos que quem apresentar qualquer sintoma procure o Hospital Municipal de Campanha; temos plantonistas 24 horas; temos exames à disposição e temos medicação. O verdadeiro tratamento precoce é buscar auxílio nos primeiros sintomas e, claro, fazer uso das medidas protetivas para evitar a contaminação. Há cerca de 15 dias estamos com uma média diária acima de 700 casos ativos, esse é um número alto e precisamos nos unir para diminuir essa curva de contágio”, finaliza.