Casa dos Conselhos, instituição ligada à Secretaria Municipal de Governo, está preparando o processo eleitoral para a escolha de presidentes e demais membros da diretoria das Associações de Moradores de Bairros (AMBs) para os próximos dois anos.

O coordenador da Casa dos Conselhos, Celso Marcon, lembra que os interessados em representar seus bairros devem compor chapas e fazer as inscrições na Casa dos Conselhos, até às 13h do dia 18 de novembro, de acordo o edital que define o processo. O documento, que está disponibilizado no site da Prefeitura, também lista todos os documentos necessários para a eleição.

Além dos presidentes e vices, as eleições também devem escolher outros integrantes da Diretoria e do Conselho Fiscal. Ao todo, cada chapa deve ser composta por seis componentes: presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, dois membros titulares e um suplente para o Conselho Fiscal. O processo, realizado a cada dois anos, visa fomentar a gestão participativa.

Requisitos: Para integrar as chapas é preciso ter mais de 18 anos, e, para poder votar, 16 anos ou mais, portar documento com foto e um comprovante de endereço, seja residencial ou comercial. O trabalho para escolher, democraticamente, os representantes de cada bairro não se resume somente à apresentação de chapas que disputarão o pleito, mas igualmente designar a Comissão Geral Eleitoral (CGE), que deve contar com a participação de três membros que não estejam disputando cargos eletivos.

O certame será realizado no dia 27 de novembro, das 8h ao meio dia, em locais designados pelas próprias Associações.

A Casa dos Conselhos existe em Sorriso desde 2011, como um suporte administrativo não apenas às AMBs, como a todos os demais conselhos sorrisenses. Atualmente, ela funciona das 7h às 13h, na Rua Marechal Cândido Rondon, n.º 2311, no Bairro Bela Vista. O telefone da unidade é o 3545 8369. Também é possível entrar em contato pelo e-mail casadosconselhos@sorriso.mt.gov.br.