A diretora de enfermagem da UPA Sara Akemi Ichicava, Janaína Brasileiro, explica que como no módulo anterior, quando foi trabalhado o tema “Cuidando de quem cuida”, o sexto módulo também foi dividido em dois momentos para que todas as equipes que atuam na Unidade, demais profissionais da saúde do Município e estudantes da área, tenham a oportunidade de participar. “São dois dias de muito aprendizado para todos nós”, diz. Janaína detalha que as equipes da UPA são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais e administrativo.

A formação é realizada na sala de treinamento da própria Secretaria de Saúde e Saneamento, localizada na Avenida Porto Alegre, n.º 2661, Centro Norte, das 14 às 17 horas.

Sobre o Capacita UPA

O Capacita UPA vem sendo promovido desde 2022 pela direção da unidade. A primeira edição do evento abordou o atendimento de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em adultos; na sequência foi trabalhado ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em pediatria; já a terceira edição tratou sobre acolhimento e classificação de risco; a quarta trouxe informações para a equipe de higienização; a quinta, realizada em abril, trabalhou o tema cuidando de quem cuida.

Janaína pontua que inicialmente o objetivo era capacitar as equipes da própria UPA com a retomada do núcleo de educação permanente interno; integração das equipes e busca permanente pela qualidade no atendimento. “Contudo, o Capacita foi crescendo tanto que acadêmicos estagiários e demais colegas da Rede têm buscado participar”, frisa.

Segundo o diretor administrativo da UPA, Wesley Romão, “a expectativa aumenta a cada novo módulo, pois o Capacita está crescendo. A gente aqui na UPA tem a premissa de que o conhecimento deve ser compartilhado, então quanto maior o número de profissionais nós conseguirmos compartilhar o conhecimento adquirido na nossa trajetória, melhor, pois refletem positivamente na assistência ao paciente,’’ reforça o diretor.

Desde o início, as enfermeiras Janaína Brasileiro e Jéssica Limas Nascimento, atuam na organização do evento. O Capacita UPA também integra as atividades do departamento de Educação em Saúde e da Comissão de Integração de Ensino e Serviço Municipal de Educação Permanente em Saúde (Cies).