Serão imunizados cães e gatos acima de três meses de idade e que não estejam doentes no dia da aplicação. Além disso, no caso de fêmeas, o animal não pode estar gestante. A estimativa é imunizar 13.102 cães e 2.377 gatos, chegando a 15.479 animais.

A coordenadora de Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, destaca que é importante que quem leve o animal para a imunização tenha mais de 18 anos e domínio sobre o pet. “Pedimos que compareçam de máscara e mantenham a distância recomendada”, frisa. Ela explica que quem tiver a carteirinha de vacinação do animal pode trazer, quem não tiver será confeccionada na hora.

Claudete destaca que a equipe da Vigilância Ambiental de Sorriso irá realizar dois dias “D”. No dia 10 de setembro o dia D será na Região Leste e no dia 17 de setembro, o Dia D será na área central.

A Vigilância Sanitária reforça ainda que é proibido entregar vacinas aos proprietários dos cães e/ou gatos para serem aplicadas em casa. Os donos devem levar os animais ao local para a aplicação.

Capacitação

Na manhã desta sexta-feira (5 de agosto), os agentes de endemias participam de uma capacitação para a imunização. A formação foi realizada no Abrigo Municipal de Cães e Gatos e ministrada pelas veterinárias Keyla D’Agostin e Marcela Santana.

O que é a raiva

Segundo a Secretaria de Saúde e Saneamento, "a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos (antropozoonose) pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva".

O distúrbio é caracterizado por sintomas neurológicos e, de acordo com a pasta, "é uma doença quase sempre fatal (praticamente 100% dos casos evoluem para óbito), para a qual a melhor medida de prevenção é a vacinação pré ou pós-exposição".