Na quarta-feira (14), o Centro de Convivência da Terceira Idade de Sorriso (CCTI) terá uma programação especial voltada à sensibilização sobre os direitos da pessoa idosa. No mundo todo, o combate à violência contra os idosos é lembrado no dia 15 de junho, instituído em 2006 como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A partir das 14 horas, os idosos poderão conferir palestras, apresentações artísticas, e filme sobre a temática. Haverá transporte para os idosos, nos pontos de costume. Para os idosos do Distrito de Primavera, também haverá transporte, com o ônibus passando na escola, banco e demais pontos a partir das 13 horas.

Na oportunidade, será encenada a peça “Pedido de Mãe” e será exibido, no Cine Pipoca, o fime “Doce de Mãe”.  A programação está sendo preparada pela Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social. Estão envolvidos na organização profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social - Cras (São Domingos, Praça CEU e São José), no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), no CCTI e também na Equipe Volante, que leva atendimento às famílias de pontos não contemplados nos Cras do município, como no caso, do distrito de Primavera.

“Este será um momento em que poderemos estimular a reflexão junto aos nossos idosos sobre como nossa sociedade se relaciona com eles, ouvi-los, permitir a troca de experiências e, principalmente mostrar que nenhum tipo de violência pode ser tolerado”, aponta a secretária de Assistência Social do município, Jucélia Ferro.

15 de junho - O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.