Uma sequência de problemas como escassez de recenseadores, recusa, fechado, vago ou de uso ocasional, omissão, duplicidades e inconsistências prejudicou a coleta neste ano, por isso os trabalhos continuam nesse período de festas e seguem em janeiro recenseando por onde não foi possível. Até o levantamento do dia 28, Sorriso está com 79.3% dos trabalhos concluído e já conta com 117 mil habitantes.

Mesmo sem a conclusão do Censo 2022 neste ano, o Instituto decidiu realizar um cálculo da população com base nos dados já levantados. O número de habitantes é utilizado para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios e para determinar o tamanho das representações políticas, como na quantidade de vereadores e de deputados federais e estaduais.

Com esse resultado, disse o prefeito em exercício, Gerson Bicego, chegaremos a previsão inicial de 120 mil habitantes, com certeza. “Acompanhar esse crescimento é um desafio diário, já sentimos o reflexo na saúde e na educação, principalmente”, completa o gestor.

Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que atende a todos os estados do país. O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local.