Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A recepção das Unidades Básicas de Saúde (UBS) vai além de ofertar um local para a espera pelo atendimento. É também espaço de muita informação e de compartilhar vivências. E será na recepção do PSF Bela Vista que pacientes hipertensos e diabéticos irão receber instruções na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro.
Em tema o controle da hipertensão e da diabetes: alimentação saudável e atividades físicas como pilares para uma vida equilibrada.
A conversa integra uma série de ações rotineiras e ofertadas continuamente pela Secretaria de Saúde (Semsa) por meio da Comissão Integrada de Educação e Saúde (CIES), Academia da Saúde e Atenção Primária e no caso de segunda-feira é voltada aos pacientes hipertensos e diabéticos já assistidos pela área de cobertura do PSF Bela Vista.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).