“Nosso trabalho é focado na promoção de uma cultura de paz, seja com ações para prevenir acidentes, garantir que todos os condutores respeitem a legislação, prestando atendimento a acidentes e,sempre que necessário, apoiando outros órgãos e forças de segurança”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura, reforçando que, para que os GMs possam garantir o cumprimento da legislação, é indispensável que haja segurança para estes profissionais. Um destes exemplos é quando os GMs precisam atender ocorrências de perturbação do sossego, e, em muitas situações, as equipes são recebidas com hostilidade e violência.

Para permitir que os GMs pudessem dedicar este tempo para aprender a lidar com a arma, o apoio da Polícia Militar foi indispensável. “Hoje e amanhã todas as ocorrências de trânsito estão sendo encaminhadas para atendimento da PM, para que possamos nos dedicar a estudar o equipamento, sua correta utilização, seus efeitos e, principalmente, em que ocasiões seu uso deve ser necessário”, aponta Pires, lembrando que este uso deve ser dentro dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade. O presidente do Conseg, Gilvano de Ávila, também conferiu a formação.

Pires acrescenta ainda que amanhã, a Força Tática vai contribuir com a GM ofertando uma reciclagem em utilização de algemas.

Participaram da cerimônia de abertura do curso, bem no início da manhã desta segunda-feira (19), além dos integrantes da Administração Municipal, representantes do Legislativo e de forças de segurança: o vereador Iago Mela; o delegado da Polícia Judiciária Civil (PJC) Márcio Portela; o major PM Victor Hugo; e o tenente BM Julio Cesar.