E é pela Escola Ivete que terá início a série de palestras e ações nas unidades escolares direcionadas aos pais. A intenção é conversar sobre direção positiva no trânsito; a escola também será palco da mesma ação no dia 20 de fevereiro para outra turma de pais. E nesse intervalo, no dia 18, a aula será com a comunidade escolar da Escola Municipal Jardim Bela Vista, todas as palestras terão início às 19 horas. Outras escolas devem receber o projeto em março.
“Respeitar a sinalização é o princípio de tudo para um trânsito seguro e todo mundo sabe que criança aprende pelo exemplo; é partindo desse princípio que vamos às escolas conversar com os pais”, explica o coordenador da GM, Márcio Pires.
Pires frisa que a grande quantidade de alunos - são mais de 18 mil somente na rede municipal; implica em vários veículos, motocicletas, bicicletas e pedestres em frente às escolas nos horários de entrada e saída.
“E claro que diante de um grande fluxo é necessário ter um pouquinho mais de paciência e cuidado, então nosso pedido é que os pais evitem ações como acelerar em excesso, estacionar em locais proibidos, que usem o cinto e ensinem seus filhos a respeitar e fazer uso do equipamento de segurança e, obviamente, não usar o celular ao dirigir”, diz. As recomendações também valem para os pedestres e ciclistas.
O coordenador destaca que toda a sinalização das vias nas proximidades das escolas foi refeita; inclusive a equipe de sinalização atuou de forma incisiva para que tudo ficasse pronto durante o recesso escolar. “Agora é só respeitar”, reforça.
Além disso, outro ponto também trabalhado nas palestras preventivas é o uso correto da cadeirinha de segurança. “Crianças pequenas devem ser transportadas de forma adequada, a cadeirinha é um equipamento previsto em lei e que salva vidas”, pontua. E, para finalizar, a equipe passa dicas como a necessidade de fazer a manutenção do veículo, afinal, veículo em dia quer seja com documento ou com os freios não dá “dor de cabeça” para o motorista.
As palestras são um “plus” a mais no trabalho da Guarda que atua diariamente em todos os pontos da cidade no atendimento a acidentes e ações de fiscalização, como no caso de perturbação do sossego. E se nesse primeiro momento as palestras são direcionadas aos pais, na sequência será a vez dos filhos.
“Temos um projeto muito lindo de educação para o trânsito com as crianças dos Cemeis em que a equipe dá a palestra e também faz a prática: as crianças são convidadas a levar suas bicicletas, triciclos e motocas para aprender a ter noção de trânsito; é um projeto que rende frutos muito positivos”, ressalta. “Todo esse trabalho é realizado em sincronia com as escolas, com os professores que atuam de forma instrutiva e lúdica com a temática trânsito”, completa.
E quem precisar de apoio da GM pode chamar ou pelo 153 ou pelo 99668-2034 ou pessoalmente na Avenida Imigrantes, n.º 834 no Jardim Guarujá.