O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, se colocou à disposição para continuar auxiliando o Estado na gestão para a finalização da obra. “Acompanho este trâmite e sei o quanto este processo foi complicado, as dificuldades enfrentadas na parte contratual e agora estou muito confiante na retomada e conclusão deste empreendimento, tão importante para a profissionalização de mão-de-obra, permitindo o acesso à educação profissionalizante para jovens de toda a região e garantindo profissionais bem preparados para o mercado de trabalho”.

De acordo com o deputado estadual Xuxu Dal Molin, a ETE deve contar com cursos ofertados via Unemat, com foco na vocação econômica do Município. “Estamos viabilizando a vinda de cursos como Engenharia de Pesca, por exemplo”, antecipa o parlamentar. Atualmente, Sorriso está entre os três municípios que mais produzem peixe de água doce no Brasil.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Damiani, a retomada da obra é uma demanda antiga, não apenas da legislatura atual, mas também de legislaturas anteriores. “É uma obra muito  importante para educação de toda a região e gostaríamos que a escola estivesse sendo entregue, por isso vamos acompanhar o andamento e manter contato com o Estado sempre que for preciso”.

Também participaram do evento secretários municipais, vereadores e demais servidores públicos do Executivo e do Legislativo das esferas municipal e estadual.

Sobre a Escola Técnica

A ETE sorrisense, que integra um lote de oito unidades de formação profissionalizante em todo o Estado lançadas pelo Governo Federal em 2009, e conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),  terá uma área construída de 5.537,39 m², permitindo que 1,5 mil alunos possam ser atendidos divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Para esta retomada, foi necessário rescindir o contrato com a empresa que estava tocando a obra até 2018, quando foi paralisada depois de ter sido reiniciada em 2017. O empreendimento começou a ser edificado ainda em 2009. Nos 30% da obra que já foram executados, foram investidos R$ 4.600.000,00.

A unidade terá 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial com 504 m², um auditório de 148 lugares, um ginásio poliesportivo coberto, uma biblioteca, um centro de convivência com refeitório e salas administrativas.